Em homenagem realizada no domingo (21), cada um jogador do Vasco da Gama levou o nome de uma figura antirracista na camisa. O gesto foi utilizado na partida contra o Sampaio Corrêa, pela segunda rodada do Campeonato Carioca.
Lewis Hamilton, Nelson Mandela, Milton Santos figuram entre outros os nomes que foram estampados na parte de trás do uniforme, logo abaixo dos números.
Essa é mais uma ação em comemoração aos 100 anos da Resposta Histórica, que ocorreu no dia 7 de abril de 1924. As camisas serão leiloadas, e os recursos, doados ao Observatório da Discriminação Racial Racial no Futebol, parceiro na ação.
Em novembro do ano passado, o Vasco e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol tinham formalizado uma parceria para ações na luta antirracista. A parceria fomentará ações educativas e preventivas, tais como novos treinamentos para funcionários, seguranças, atletas e comunidade, elaboração de manual antirracista e previsão de sanções para práticas racistas no código de conduta ética.
O manifesto, que ficou conhecido como a Resposta Histórica, é um comunicando em que o Vasco se recusaria a disputar a divisão principal do Rio de Janeiro sem seus jogadores negros, exigência que havia sido imposta pelos dirigentes da época.
Leia também: Prêmio de gol mais bonito do futebol feminino da FIFA recebe nome de Marta
A dimensão simbólica da atitude, considerada insurgente naqueles tempos em que o futebol de elite era privilégio dos brancos, transformou o clube cruzmaltino em estandarte da luta contra o racismo no esporte brasileiro.