Valesca Lins ganha prêmio Maria Firmina com a obra “Minhas conversas florescidas no khat”

Valesca-Lins_premio-Maria-Firmina_divulgacao_02.jpg

A escritora e dramaturga Valesca Lins ganhou o prêmio literário Maria Firmina com o livro “Minhas conversas florescidas no khat”, na categoria ficção. O prêmio é concedido a projetos que prestigiem, valorizem e propaguem a produção literária e intelectual de figuras negras. Idealizada pela Casa de Cultural e Produtora Cultural A\Borda, com apoio da Festa Literária das Periferias (Flup), a iniciativa visa a reconhecer a importância dos negros para a literatura brasileira e a valorizar sua produção intelectual, as afrofilosofias e os saberes diaspóricos.

Valesca Lins ganhou o prêmio na categoria Ficção – Foto: Divulgação

Os nove contos do livro apresentam pessoas comuns dos subúrbios cariocas, cujas histórias são atravessadas pelo racismo. A “escrevivência” – termo criado pela sempre inspiradora escritora e linguista Conceição Evaristo – de Valesca mostra justamente como o racismo impacta a vida do povo preto pelos mais diversos aspectos: emoções, relações amorosas, saúde mental, perspectivas de vida, oportunidades profissionais; tanto pelo viés político quanto pelo econômico.

Leia também: Após sucesso de princesa da Tuiuti, rainha de bateria quer dinheiro de volta

De acordo com Valesca, a obra traz personagens dos séculos 19, 20 e 21 – tanto atuais como também do afrofuturismo. Não são apenas memórias internas, mas também conversas com o externo, falando sobre amplificação das vozes e sobre superação individual. “A narrativa é contundente e afrodiaspórica, tendendo para a oralidade, tão valiosa para nossos ancestrais”, afirma.

Quem é

A carioca de 44 anos, apaixonada pelo Flamengo e pela Portela, mãe de Marina Morena, pedagoga da rede pública e estudante de psicanálise tem muito a dizer e não para de produzir. No momento, está mergulhada em mais um livro de contos que está escrevendo sobre o Rio de Janeiro, já em negociação com editoras.

Igor Rocha

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação, produtor de conteúdo e social media.

0 Replies to “Valesca Lins ganha prêmio Maria Firmina com a obra “Minhas conversas florescidas no khat””

Deixe uma resposta

scroll to top