Trinca de Paz lança o primeiro EP com shows gratuitos em Salvador

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O trio Trinca de Paz, composto pelos multi-instrumentistas e cantores Elinas, Lucas Diniz e Saulo Viana, lança, nesta segunda (30) o seu primeiro EP e, na próxima semana, realizará shows gratuitos em Salvador para celebrar o lançamento.

O trio lança seu primeiro EP nesta segunda, dia 30 – Foto: Diney Araújo

As apresentações ocorrerão no Galpão Wilson Melo, no Forte do Barbalho, nos dias 04, 11 e 18 de junho (sábados), sempre às 20h. Nos shows, o trio apresenta um repertório dançante, contemplativo e potente que traz as canções do disco homônimo – Obá Aganju, Flecha Certeira, MarANil, Nã Ndanda (Afrodengo) e Xaxará (música que surge numa parceria com a escritora brasileira Martha Galrão).

Além destas músicas autorais, o Trinca de Paz apresenta uma releitura da composição Ronco da Cuíca, de João Bosco. Compõem ainda o set, outras canções autorais como Sede e Sanza Sanzala, parceria de Elinas com o músico guineense Ramiro Naka. Essas três canções entram no repertório do shows “por terem uma atmosfera mística, falam de natureza, da força dos orixás em nossas vidas e estão relacionadas a poética musical do trio”.

Leia também: “Morena?”: espetáculo discute o não-lugar vivido por pessoas negras de pele clara

O EP “Trinca de Paz” é o primeiro disco do grupo e tem como mote a essência de cada integrante – dores, potencialidades e beleza do povo preto, crenças, expressões políticas, atravessamentos acerca da ancestralidade africana e brasileira -, com canções autorais e impregnadas com ritmos musicais que trilham suas histórias até o encontro em 2019, para produção melódica do primeiro single do trio – Provérbio, que já está disponível em todas as plataformas de música. 

“Todas as canções são assinadas por nós três. As composições contam histórias individuais de cada um, sendo pessoas negras em diáspora, em seus tons de pele, em suas vivências, ancestralidade e religiosidade. Algumas contam nossas histórias de relação com algum Orixá; ou mesmo uma história pessoal que é compartilhada e tem diversos atravessamentos; ou mesmo uma composição individual que já existia e que foi transportada para esse universo da Trinca”, conta Elinas. 

Para mais informações sobre o EP ou sobre o Trio, acesse o site do Trinca de Paz.

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor do Notícia Preta.

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.