“A ‘Sol’ é uma personagem inspirada em mulheres reais”, diz Sheron Menezzes

1_sheron_menezzes_vai_na_fe_rede_globo_novela-21531945.webp

A atriz Sheron Menezzes se despede da sua personagem ‘Sol’, assim como todo o Brasil, e do sucesso da novela “Vai na Fé”, da TV Globo. Mas apesar do adeus, o folhetim que caiu nas graças do púbico, já deixou uma grande marca não só na história da televisão e para quem acompanhou a novela, mas também na vida de Sheron, que interpretou sua primeira protagonista neste trabalho.

Em entrevista exclusiva ao Notícia Preta, a atriz falou sobre os motivos que fizeram “Vai na Fé” ser tão acolhida pelo público, e sobre a sua personagem na trama. “A ‘Sol’ é uma personagem inspirada em mulheres reais, na mulher guerreira e que faz de tudo para manter a família unida, faz de tudo para sustentar essa família, tem a sua fé e alegria de viver. Ela também traz histórias reais, com dificuldades e batalhas que muitas das mulheres brasileiras se identificam em suas vidas“.

De acordo com a atriz, a construção da personagem contribuiu para esse sucesso. “Eu também me inspirei em pessoas que conheci ao longo da minha trajetória para poder interpretá-la, acredito que esse conjunto todo é o motivo de tanta identificação do público“. Mas pessoalmente, a ‘Sol’ também acessa a atriz de uma maneira especial.

Sheron Menezzes deu vida a sua primeira protagonista após 20 anos de careira /Foto: Camilla Maia/TV Globo/Divulgação

A ‘Sol’ me coloca em um lugar dentro de mim, que eu não tinha tempo de visitar e que só senti durante a gravidez. Eu vejo nela a minha mãe, minha avó e todas as mulheres de minha vida. Sempre fui uma mulher de muitas fés e a ‘Sol’ faz com que eu exale a bondade que tem em mim e nas pessoas“, diz a atriz.

Para ela, ter uma personagem negra que fala sobre batalhar em busca dos sonhos, na TV aberta, tem muito valor. “É a representatividade na forma mais próxima da realidade de uma mulher preta e periférica aqui no Brasil. Ter essas histórias na televisão é algo muito importante para nós pensarmos no coletivo e em como podemos ajudar, refletir sobre nosso papel dentro da sociedade“.

E com um elenco composto em maioria por artistas negros, a novela foi palco para o debate de muitos assuntos importantes e relevantes para a sociedade. “Temos muitos atores e atrizes negras em papéis relevantes e que geram uma reflexão para o público de casa, dando voz a pautas tão importantes e necessárias. Então, saber que a novela discute pautas sociais que faço parte e está sendo um sucesso, é algo muito gratificante para mim“, diz Sheron, que vê esse momento, como um grande marco na televisão brasileira.

Ter um preto como advogado, como médico, empresário, fazendeiro, herdeiro, geek, publicitário e não somente nos papéis de segurança, “camelôs” e periféricos. Precisamos reforçar sim, que nós podemos ter sucesso e alcançar cargos de poder e destaque, mas, só conseguiremos isso trazendo luz para essa pauta e tendo representatividade nas novelas, filmes, comerciais, passarelas e por aí vai“.

Leia também: Aumento de atores e atrizes negros nas novelas da TV Globo é comemorado por artistas

O sucesso da novela, que bateu recordes de audiência e de faturamento, segundo Sheron, a deixou maravilhada, ainda mais por viver sua primeira protagonista. “É a minha primeira protagonista e pelo que vejo, está sendo bem recebida pelo o público. Para nós, atores, essa é a recompensa do nosso trabalho e a forma de mensurarmos, avaliamos nossa performance“, diz Sheron Menezzes, que continua:

Ser protagonista de uma novela vai além de ser o personagem principal de um enredo, é a validação do seu trabalho, anos de estudo, dedicação, performance e toda uma trajetória. Tenho muita gratidão por cada uma das experiências que tive, pois elas me fizeram chegar até aqui. Entretanto, não posso me deixar levar, atuar é uma constante evolução“.

Atuação e referência

Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Sheron Menezzes deu vida a uma mulher negra do subúrbio carioca. Mas para chegar até aqui, Sheron conta que precisou de um empurrãozinho da sua mãe, Vera Lúcia Mancilha, já que inicialmente não pensava em trabalhar como atriz.

Ela percebeu que eu tinha talento e vocação, me levou para fazer cursos, me incentivou a estudar e foi assim que tive esse despertar. A partir daí fiz vários cursos de teatro, testes, faculdade de Artes Cênicas e não parei mais de estudar para me aprimorar“.

Nesses 20 anos de carreira, Sheron já participou de grandes sucessos como as novelas “Caras & Bocas”, “Duas Caras”, “Liberdade, Liberdade” e “Lado a Lado”, e “Esperança”, seu primeiro trabalho. Cada personagem com sua história e sua particularidade. Mas até a chegada da ‘Sol’, a atriz pontua a que mais marcou a sua trajetória.

Eu sou muito grata à minha eterna ‘Júlia’, minha personagem em ‘Esperança’, que foi o meu primeiro trabalho na televisão e me abriu inúmeras portas. Porém, são vinte anos de história e todos os personagens que vivi e tive a chance de representar são especiais para mim, tenho um carinho especial por todos“.

Considerada uma referência não só como artista, mas também como mulher e personalidade negra, Sheron Menezzes conta que fica muito feliz em saber que sua história inspira outras pessoas, e que seu trabalho abre portas para novas gerações.

Eu também tenho minhas artistas de referência pessoal e profissional, saber que eu ocupo esse espaço para alguém é algo extraordinário, é a confirmação de que todo meu esforço valeu a pena e está sendo recompensado“, diz a atriz. 

Leia também: Representatividade importa, e quando se trata de crianças negras, ela importa muito mais

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top