Ieda Favo, vice-Miss Universo SP, denuncia racismo no concurso

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A vice-campeã do Miss Universo SP, e Miss Guarulhos 2020/21, Ieda Favo, fez um desabafo em seu Instagram nesta semana, denunciando um episódio de racismo que sofreu durante o período que ficou confinada para a competição.

Ela questionou se “as coisas horríveis que aconteceram” foram por causa da cor de sua pele.

A jovem, que representava a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, diz que, desde o início do confinamento para o concurso, teve sempre “contato muito hostil e rude” e que sempre pediam a ela para ficar “aos fundos” nas fotos e imagens. “Nunca me senti tão discriminada na minha vida“, afirmou ela no vídeo.

“Tristeza no concurso Miss Universo SP! Só gostaria de relatar alguns dos fatos que de maneira mais profunda me feriram”, disse a modelo na legenda do vídeo publicado em seu perfil no Instagram.

Ieda era a única mulher negra entre as três finalistas. O tratamento discriminatório começou com o início do Miss Universo SP, que disse que o evento pode ser cancelado.

Leia também: Após vencer concurso de beleza em Minas Gerais, modelo sofre ataque racista

“Coisas horríveis aconteceram e não quero que se repitam com outras pessoas. Deixando bem claro que não tenho interesse na faixa nem na coroa. Estou aqui em forma de apelo para que isso não se repita com nenhuma menina. Nunca me senti tão discriminada na minha vida! Desde o primeiro contato sempre tive um contato muito hostil por parte da organização.

disse Ieda Favo

Segundo a vice-miss Universo SP, os produtos que ela precisava para tratar o cabelo, e que haviam sido solicitados à organização do evento antes do dia, só chegaram três horas antes da transmissão internacional.

Ieda conta ainda que o coreógrafo “pegou” nela durante a transmissão, o que não teria feito com outras candidatas. “O coreógrafo me pegou de forma brusca, rude, e me colocou na posição que ele queria que ficasse. Eu fui a única que tocou. Eu fiquei com um estranhamento, desnorteada. Porque só em mim?”, diz ela.

Ieda conta que ela foi a única dentre as candidatas que recebeu um questionamento que não estava na lista prévia de 13 perguntas enviadas às postulantes e que indicavam quais seriam as dúvidas que os jurados as fariam ao vivo.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.