Aumento de atores e atrizes negros nas novelas da TV Globo é comemorado por artistas

Verde-e-Branco-Noticias-de-Ultima-Hora-Post-para-Instagram-2023-05-12T152232.617.png

A presença de mais atores negros compondo o elenco das novelas da TV Globo, principalmente em lugares de protagonismo, tem sido motivo de comemoração nas redes sociais, tanto por parte do público quanto de atores, atrizes e profissionais do meio. Desde a estreia de “Amor Perfeito”, a emissora apresenta para o público as três telenovelas da casa com protagonistas negros.

Há pouco tempo era a atriz Lucy Alves em “Travessia”, Sheron Menezes em “Vai na Fé” e Diogo Almeida na novela das seis. Com o final da trama de Glória Perez e a estreia da novela “Terra e Paixão”, a atriz Barbara Reis recebeu a missão de protagonizar o projeto, e assim, a emissora continuou com o protagonismo de artistas negros em seus projetos.

Na sequência da direita para a esquerda: na primeira fileira Sheron Menezes e Lucy Alves; na segunda fileira Diogo Almeida e Barbara Reis /Foto: Reprodução

Nas redes sociais a atriz Taís Araujo celebrou o momento. Ela que é a primeira atriz negra a estrelar uma novela da Globo em “Da Cor do Pecado”, e também a primeira a interpretar uma protagonista negra no horário nobre em “Viver a Vida”, comentou uma publicação da atriz Juliana Alves que também havia comemorado a conquista.

“Dentro de cada história tem um elenco incrível e diverso nos representando. Ah, que alegria viver esse momento!”, escreveu Taís. Anteriormente, Juliana – que integra o elenco de “Amor Perfeito” – mencionou em seu post que isso é consequência das reinvindicações da população negra. “Uma conquista fruto de uma luta grande dos movimentos negros pelo reconhecimento da realidade do nosso país e valorização dos nossos talentos”, disse.

Para o ator Orlando Caldeira, que faz parte do elenco da novela “Vai na Fé, a teledramaturgia brasileira está vivendo um momento histórico, que ele também acredita estar fundamentado no histórico de luta da população negra.

“Eu acho que isso é fruto de uma luta que vem de muitos anos, desde o Teatro Experimental do Negro com Abdias do Nascimento até os movimento das redes sociais e a discussão que a gente tem promovido. Isso é um caminho sem volta, e eu tenho certeza que todo esse protagonismo vai surtir um efeito extremamente positivo no nosso país“, explicou.

A atriz também parabenizou atores negros que protagonizam outros projetos da emissora.

Para o roteirista e dramaturgo Adalberto Neto, esse momento representa um ganho enorme para a população, diante a falta de representatividade vista ao longo do tempo.

“Durante muitos anos, quase a minha vida inteira, as janelas midiáticas que retratavam o nosso país – seja por meio da televisão, cinema, ou por meio das capas das grandes revistas – a gente via um Brasil do qual a gente não fazia parte. E ai eu falo não só de pessoas pretas, mas também indígenas, pessoas com deficiência, idosos, pobres, pessoas gordas e da comunidade LGBTQIAPN+“, afirma.

Leia também: “Eu sei da importância que é estar aqui”, diz Diogo Almeida sobre a novela “Amor Perfeito”

O roteirista conclui garantindo estar muito feliz que crianças que fazem parte de grupos que foram excluídos do protagonismo, por exemplo, cresçam com outras referências já que para ele, o impacto desse novo momento é transformador. “As pessoas vão ver que tudo que as fizeram acreditar ser um problema, na verdade só faz parte de um conjunto de riquezas do que ela é”.

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top