Sistema de saúde do estado da Bahia entra em colapso

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Esta semana, o governador Rui Costa (PT) declarou que o sistema de saúde do estado da Bahia está em colapso devido a crescente nas contaminações da população por coronavírus. O quantitativo de pacientes que precisam de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é alarmante e a espera de pacientes para regulação chega a 72 horas.

Na medida que você não consegue regular um paciente que precisa de UTI em menos de 24 horas, isso já é um sinal de colapso do sistema. A gente leva 42h, 72h para quem está precisando“, lamentou o governador.

Conforme dados do boletim epidemiológico do estado, divulgado em 17 de março de 2021, entre os casos confirmados de COVID-19 segundo raça/cor, os negros (pretos e pardos) são mais da metade dos infectados, somando 58,01%. Já o número total de óbitos é de 13.589 pessoas, dentre as vítimas fatais 9.505 são negras. 

Bahia está em colapso
Foto: Getty imagens

O percentual de ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia está em 86%, segundo monitoramento publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na tentativa de reduzir o colapso, Rui Costa irá abrir o Hospital Metropolitano em Lauro de Freitas, localizado na região metropolitana de Salvador. Serão 280 leitos, dentre eles 100 de UTI, 120 destinados a assistência respiratória e 60 de enfermarias para pacientes com Covid-19. No entanto, devido a falta de contratações de profissionais da saúde, entre os leitos que serão inaugurados somente 90 irão a funcionar no sábado,20, sendo 30 de UTI e 60 de enfermarias.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.