Simone Biles bate recorde na ginástica americana ao ser campeã nacional pela oitava vez

Simone-Biles-e1693255493611.jpg

Simone Biles conquistou pela oitava vez o título nacional de ginástica, em competição que ocorreu em San Jose, na Califórnia, neste domingo (27). Com mais esta conquista, a atleta bateu o recorde e se tornou maior vencedora da competição. “Ela é a primeira ginasta da história – homem ou mulher – a ganhar títulos gerais nos EUA!“, postou o perfil da Team USA, o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos.

A primeira conquista de Biles foi há dez anos, aos 16 anos. Neste domingo, aos 26 anos, além de se tornar a maior vencedora, ela também se tornou a mais velha a faturar o individual geral desde 1963, ano em que a USA Gymnastics começou a organizar o campeonato nos Estados Unidos.

Não penso em números, penso na minha performance. E acho que, no geral, acertei oito em oito. Acho que é o número da sorte este ano“, disse a atleta que voltou a competir recentemente, após dois anos sem competir, para cuidar da saúde mental.

A última competição de Simone antes desse período, foram os Jogos Olímpicos de Tóquio, em no meio de 2021. Ao retornar ao universo da ginástica no início deste mês, ela foi campeã do Us Classic, fase classificatória para o torneio nacional.

No dia 6 de agosto Biles postou em seu perfil no X – antigo Twitter – uma mensagem indicando estar feliz de ter voltado a atuar. “Feliz por estar de volta à pista! esta jornada tem sido uma montanha-russa de emoções. Obrigado por acreditar em mim”, disse a atleta que conquistou cinco medalhas de ouro nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Simone Biles de volta ao mundo da ginástica olímpica com mais vitórias – Foto: Reprodução do X ( antigo Twitter)

Para além das competições

A vida da ginasta nesses últimos dois anos passou muitas vezes no noticiário. Após deixar de disputar as Olimpíadas, em setembro de 2021, em depoimento ao Comitê Judiciário do Senado norte-americano ,a ginasta declarou que seu desempenho nas Olimpíadas de Tóquio foi prejudicado por conta dos impactos dos abusos que sofreu por parte de Larry Nassar, médico que atuou por vinte anos no time de ginástica dos Estados Unidos.

Ele foi preso em 2018, condenado perpetuamente por molestar mais de 150 mulheres, todas atletas.

Mas ainda em dezembro de 2021, Biles foi eleita “Atleta do Ano”, pela coragem de ter aberto o diálogo sobre sua saúde mental e priorizado o próprio bem-estar, mesmo durante os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Leia também: Simone Biles desiste de disputar final geral para priorizar saúde mental

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top