Google e Fundo Baobá irão apoiar ONGs com projetos de Justiça Racial

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Nesta quarta-feira (5), o Fundo Baobá, com apoio do Google.org, lançou o edital “Vidas Negras: Dignidade e Justiça” para apoiar organizações negras que desenvolvam ações de enfrentamento ao racismo, à violência e às injustiças criminais. O edital faz parte do Programa Equidade Racial e Justiça, e apoiará 10 organizações negras, na qual cada uma receberá R$100 mil, além de assessoria e suporte técnico.

O edital vai contemplar entidades que promovam a equidade racial e combata o racismo – Foto: Divulgação

Para participar do processo, as organizações devem ser compostas por 85% ou mais de membros e diretoria/coordenação autodeclarada negra, devem possui CNPJ ativo há mais de 1 ano, ser sem fins lucrativos e possuir, pelo menos, uma pessoa em regime de dedicação exclusiva.

Podem participar organizações que lutam para o enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial na política criminal e violência policial; no combate à violência racial ou política; organizações que ajudam vítimas, sobreviventes e familiares vítimas de injustiças com viés racial; que são em defesa da vida, dos direitos e da dignidade nos sistemas penitenciário e socioeducativo; e também fortalecem o combate e prevenção a ações de insegurança pública, políticas de armamento, dentre outros no âmbito da política criminal.

O processo será realizado em três etapas. Na primeira, serão analisadas as propostas; na segunda etapa, irá realizar uma análise e avaliação das propostas por especialistas; e na terceira etapa, serão as entrevistas realizadas por um comitê de especialistas e membros do Fundo Baobá para Equidade Racial.

Leia também: Fundo Baobá faz chamada para artigos no contexto pós-pandemia da Covid-19

edital é uma oportunidade para as organizações negra fortalecerem estratégias de ativismo, resistência e resiliência diante das injustiças raciais que existem na sociedade, tendo a possibilidade de envolver e engajar comunidades, vítimas, sobreviventes e aliados desta causa. O Google e Fundo Baobá busca apoiar ONGs com projetos de justiça racial e que desenvolvam ações práticas para o enfrentamento ao racismo.

Para participar as organizações devem seguir um dos eixos temáticos:
  • Enfrentamento à violência racial sistêmica;
  • Proteção comunitária e promoção da equidade racial;
  • Enfrentamento ao encarceramento em massa entre adultos e jovens negros e redução da idade penal para adolescentes;
  • Politicas de reparação para vítimas e sobreviventes de injustiças criminais com viés racial.

As inscrições vão até o dia 06 de junho de 2021 e a divulgação dos selecionados na 1ª Fase será em 10 dias após o encerramento das inscrições para a primeira fase.

O Fundo

O Fundo Baobá para Equidade Racial é o primeiro fundo dedicado, exclusivamente, à equidade racial para a população negra no Brasil. A instituição sem fins lucrativos foi criada em 2011 e tem por objetivo mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para auxiliar projetos e ações pró-equidade racial. Grande parte das doações feitas pelo Baobá está centralizada na região Nordeste do país, pois para a organização essa região é estratégica em decorrência da sua composição demográfica, histórico de resiliência e inovação neste campo.

APOIO-SITE-PICPAY

2 Comments

  • […] negras, o edital Vidas Negras: Dignidade e Justiça foi destaque no Movimento Ar, Mundo Negro, Notícia Preta e no Portal Geledés, que além de divulgar a iniciativa, compartilhou na íntegra a entrevista […]

  • […] negras, o edital Vidas Negras: Dignidade e Justiça foi destaque no Movimento Ar, Mundo Negro, Notícia Preta e no Portal Geledés, que além de divulgar a iniciativa, compartilhou na íntegra a entrevista […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.