O meia atacante senegalês Sadio Mané venceu o Prêmio Sócrates do Bola de Ouro 2022. A premiação foi criada este ano pela revista francesa France Football para homenagear o ex-jogador brasileiro e também para condecorar os atletas que se destacaram em ações sociais durante a temporada 2021/2022.
A premiação aconteceu no Théâtre du Châtelet, em Paris, França, onde Mané recebeu o troféu das mãos do irmão de Sócrates, Raí, também ex-jogador do São Paulo e tetracampeão mundial de futebol, em 1994, com a Seleção Brasileira de Futebol
O senegalês venceu o troféu pelas diversas ações que realiza em seu país, levando mais qualidade de vida e dignidade aos moradores, principalmente, de sua aldeia natal, Bambali. Além de ter inaugurado o primeiro posto de combustíveis na aldeia, Sadio Mané também doou, em 2020, o equivalente a R$ 256 mil ao governo senegalês para combate à Covid-19.
Leia também: Sadio Mané inaugura primeiro posto de combustíveis em sua aldeia, no Senegal
Falecido em 2011, o nome de Sócrates foi escolhido pela revista devido sua participação nos movimentos sociais e da chamada “Democracia Corintiana”, movimento ocorrido no início da década de 1980, que lutou contra a ditadura militar no Brasil, uma das principais reivindicações do movimento.
0 Replies to “Sadio Mané vence “Prêmio Sócrates” do Bola de Ouro 2022”