RJ: Estudo revela aumento expressivo de jovens negros na cidade

image-9.png

Levantamento também aponta desigualdade entre gêneros

Estudo feito pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Juventude Carioca mostra um aumento expressivo na ocupação de jovens negros na cidade: de 129 mil para 370 mil. O número é maior que o de jovens brancos ocupados. Os dados também apontam uma desigualdade entre os gêneros: nesse período, o total de homens que ingressaram no mercado de trabalho no Rio foi o dobro das mulheres.

Foto: Freepik


De acordo com a Prefeitura do Rio, mais de 170 mil jovens, entre 15 e 29 anos, entraram para o mercado de trabalho em quatro anos, no período entre 2021 e 2024. Além disso, o desemprego caiu 16 pontos percentuais nessa faixa etária, que tinha sido uma das mais prejudicadas pela pandemia. Os dados levam em consideração o mercado formal e informal e usa análises do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

LEIA TAMBÉM: Rio combaterá violência contra trabalhadores de aplicativos

Apesar do bom cenário nos dados, jovens entre 15 e 29 anos ainda formam o grupo mais vulnerável no mercado de trabalho. Durante a pandemia, por exemplo, o desemprego aumentou em todas as categorias, mas principalmente na faixa entre 15 e 17 anos. Segundo o estudo, os desocupados eram 31,2% e, atualmente, são 15%: a menor taxa dos últimos oito anos.

Angélica Zago

Angélica Zago

Carioca, nascida na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade UniCarioca. Atualmente é pós-graduanda pela mesma instituição. Apaixonada pelo carnaval, desde 2004 trabalha na cobertura jornalista deste segmento, além da atuação em empresas como: Rádio Roquette Pinto, Manchete, Portal SRZD, Revista Raça, Ong São Martinho, dentre outras.

Deixe uma resposta

scroll to top