Evento tem por objetivo compartilhar experiências de professores da educação básica com a universidade
Compartilhar e refletir experiências de práticas antirracista dentro das escolas é um dos pontos centrais do Primeiro Encontro Itinerante da Rede de Etnoeducadoras (RECEN) Rio x Bahia, que acontece neste sábado (24), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Urca, Zona Sul da cidade. O evento também celebra os 10 anos do coletivo através de rodas de conversa, oficinas e a força das etnoeducadoras que constroem uma educação antirracista, ancestral e transformadora.
“Tornar-se urgente pensarmos em proposições e etnometodologias antirracista dentro das escolas e na universidade. É fundamental pensarmos sobretudo nos espaços educativos que tenham como pacto o direito inegociável de garantir que nossos bebês, meninas e meninos, jovens, adolescentes, homens e mulheres tenham o direito garantido de viverem plenamente suas afroexistências e experiências de felicidade“, explica Fatima Santana, integrante da rede de professores e doutoranda do Programa de Educação da Unirio (foto).

Vale reforçar que o encontro será um momento para o compartilhamento das experiências Etnometodologias construídas por professoras da educação básica em diálogo com a Universidade Federal – Unirio. Nesse sentido, a perspectiva é que essa itinerância formativa seja realizada em todo país, integrando conhecimento e saberes tradicionais dos territórios e comunidades. Para outras informações, basta acessar a página do instagram @etno.educadorasLeia também:
Sobre a RECEN – Rede de Etnoeducadoras Negras
É uma articulação de mulheres negras que atuam na educação em todo o Brasil, com foco na promoção de práticas pedagógicas antirracistas, afrocentradas e comprometidas com os saberes das comunidades negras, quilombolas e afrodescendentes. A rede surge como espaço de fortalecimento, troca de saberes, construção coletiva e resistência dentro dos contextos educacionais formais e informais. Além disso, atua na produção e circulação de saberes vinculados às epistemologias negras, às pedagogias decoloniais e à valorização das culturas afro-brasileiras e está alinhada às diretrizes da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas.
Serviço:
Primeiro Encontro Itinerante da Rede de Etnoeducadoras (RECEN) Rio x Bahia e o 10° Encontro da ReCEN
Data e horário: 24 de maio de 2025, de 9h às 17hs
Local: Auditório Tércio Pacitti, localizado na Unirio- Avenida Pauster, 458- Campus Urca.Entrada: Gratuita
Leia também: Enem 2025: exame voltará a valer como certificado de conclusão do ensino médio, diz ministro