Servidor do CNPq queima e milhares de dados são perdidos

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Desde a última segunda-feira (26) que pesquisadores e professores estão sem acesso à Plataforma Lattes, depois de uma pane no servidor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

O servidor “queimou” e não possuía backup – Foto: Divulgação

Segundo reportagem da Revista Fórum, algumas fontes disponibilizaram as mensagens que o CNPq enviou a quem questionava a falta de acesso à Plataforma, que é o ambiente onde se hospeda os dados de profissionais e seus respectivos trabalhos acadêmicos. Em uma das respostas, o Conselho informa que o servidor “queimou” e não possuía backup. “A placa do servidor que queimou não tinha backup, a gente não sabe exatamente o que a gente perdeu (de dados), se perdeu alguns segundos, minutos, horas, dias. A folha de pagamento também está comprometida, vai ter que fazer algum processo manual, enfim, está um caos no CNPq”, informou. 

Leia também: Universidade de Porto Alegre realiza pesquisa sobre saúde mental de estudantes negros

Nas redes sociais, o CNPq não informa se perdeu os dados ou não,  apenas se limita a falar que “segue em esforço conjunto com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) para o restabelecimento dos sistemas após evento que causou a indisponibilidade das plataformas”. Além disso, o Conselho informou que a prioridade é “restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível”.

Até o momento do fechamento desta matéria, nem o CNPq nem o Ministério de Ciência e Tecnologia haviam se pronunciado sobre o caso fora das redes sociais.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.