“Entre o Gatilho e a Tempestade”, livro sobre história dos Racionais MCs é lançado em SP

nada-como.webp

Será lançado, na próxima quinta-feira (20), o livro “Racionais MCs, Entre o Gatilho e a Tempestade”, que conta a história de um dos grupos mais influentes na cena do rap brasileiro há mais de 30 anos. A obra faz parte da coleção Hip-Hop em Perspectiva, da editora Perspectiva.

Organizado por Daniela Vieira dos Santos e Jaqueline Lima dos Santos e apresentado por Deivison Faustino, o livro faz uma análise, a partir do olhar de estudiosos da área, da trajetória do grupo, revelando o impacto na sociedade brasileira contemporânea, principalmente nos jovens de periferias.

Capa do livro com análises – Foto: Divulgação

“Dizer que os Racionais MC’s é o maior grupo de rap do Brasil é chover no molhado. Poucos artistas são hoje tão influentes no Brasil como Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay – isso porque, desde o início, eles adquiriram uma representatividade que vai muito além da música, seja pela sua origem social, pelo sucesso, pelo discurso antissistema ou pelas controvérsias nas quais se viram envolvidos”, afirma Deivison Faustino na apresentação do livro.

Elas lembram também que a forma como o grupo abordou e continua abordando o cotidiano das periferias fez com que eles se tornassem porta-vozes das favelas, com uma linguagem próxima a dos moradores das comunidades brasileiras.

Com a linguagem do jovem da periferia, falando dos problemas do povo da periferia, ressaltando a pele negra dos que estão à margem, a violência e a exclusão, o grupo escancarou a realidade de um país que continua a crer que ‘a questão social é um caso de polícia’, um século depois de a frase ter sido cunhada por um ex-presidente da República”, referindo-se ao ex-presidente Washington Luís, que governou o Brasil entre 1926 e 1930.

Sobre as organizadoras

Daniela Vieira dos Santos é Doutora em sociologia pela Unicamp com estágio doutoral junto ao King´s College London. É professora de sociologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizou estágio pós-doutoral  no Departamento de Sociologia da Unicamp e no CSU-CRESPPA/CNRS em Paris.

Dirige, em parceria, a coleção de livros HIP-HOP em PERSPECTIVA e a linha de pesquisa Hip-Hop em Trânsito (Cemi-Unicamp). Autora do livro: Não Vá se Perder Por Aí: A Trajetória dos Mutantes (Annablume/Fapesp, 2010). 

Leia também: Diretora do documentário dos Racionais MC’s, Juliana Vicente fala sobre negritude e a trajetória no audiovisual

Jaqueline Lima Santos é Doutora em Antropologia Social pela Unicamp e Harvard Alumni Fellow. Atua com os temas de equidade, raça, gênero, diversidade, educação, infância e juventude, história e cultura afro-brasileira e africana, cultura hip-hop e PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). Cocoordena a coleção Hip-Hop em Perspectiva e a linha de pesquisa Hip-Hop em Trânsito do CEMI-Unicamp. 

A coleção Hip-Hop em Perspectiva busca inserir no Brasil os estudos de hip-hop por meio de obras que analisam a complexa e contraditória cultura urbana jovem que reposicionou as periferias globais e de seus atores no universo cultural. 

0 Replies to ““Entre o Gatilho e a Tempestade”, livro sobre história dos Racionais MCs é lançado em SP”

Deixe uma resposta

scroll to top