X Prêmio Zumbi de Cultura é realizado em Minas

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Promovido pela Cia Baobá acontece hoje (20), às 19h no Grande Teatro do Sesc Palladium o X Prêmio Zumbi de Cultura, onde personalidades negras serão homenageadas nesse dia de luta, resistência e lembrança da Consciência Negra.

Segundo a idealizadora do prêmio, Júnia Bertolino, o objetivo do prêmio é a valorização da cultura afro-brasileira e dar visibilidade a ações de protagonista na cidade.

O prêmio que celebra esse ano a sua 10ª edição vai contar com 11 personalidades homenageadas nas categorias Dança, teatro, música, religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, personalidade negra, menção honrosa, protagonismo juvenil e atuação política.

As indicações dos nomes são feitas por grupos culturais e entidades ligadas ao movimento artístico e político negro. Todo o histórico do indicado é avaliado por uma comissão julgadora

Uma das homenageadas, na categoria educação com o projeto Orientação Afirmativa juntamente com Mayra Bernardes e Luciana Furtado é Pâmela Guimarães, mestrando e doutorando em comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais ela fala com alegria da premiação.

“Receber essa premiação é uma honra. Mais que isso, é ter a certeza de que conseguimos construir algo que segue uma das principais propostas do movimento negro e do movimento feminista negro: o fortalecimento mútuo”, comenta.

Os homenageados vão receber uma escultura de bronze criada pelo artista plástico Jorge dos Anjos.

Programação

No dia 21 de novembro o Museu das Minas e do Metal promove uma roda de conversa sobre como garantir nosso fazer cultural em tempos de desafios e enfrentamento. A roda de conversa vai contar com a participação de Francisca Leandra (Rainha da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis); Erisvaldo Santos (Ilê Ogunfunmilayo – Casa de Axé Ogum Traz Alegrias); Ayana Amorim (Graduada em pedagogia pela UEMG); Cia Baobá Minas e intervenções culturais.

No dia 1, às 15h no Centro Cultural Alto Vera Cruz será exibido filmes e roda de conversa

Participação: Carlos Afro & Cia, Cia Baobá Minas, Babadan – Banda de Rua e Intervenções poéticas

No dia 7 de dezembro será a vez do Centro Cultural Venda Nova exibir filmes e roda de conversa

Participação: Conversamba, Cia Baobá Minas e Intervenções Poéticas

APOIO-SITE-PICPAY

Fernanda De Souza

Graduada em jornalismo pela Centro Universitário Uni-BH, com 7 anos de experiência com Monitoramento de Notícia (Clipping Eletrônico). Atuação na elaboração de análises quantitativas e qualitativas que atende as necessidades da assessoria de comunicação.Vivência com produção e reportagem para revista, na área cultural.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.