O apoio para participar do laboratório, que acontece na Colômbia em abril, é destinado a profissionais negros da área de direção e roteiro
O Projeto Paradiso vai oferecer uma bolsa inédita para diretores(as) e roteiristas negros(as) selecionados para participar do VI Laboratório Internacional de Desenvolvimento de Projetos Filma Afro Cartagena 2024, em abril. Organizado pelo Cine en las Aldeas e Corpturismo Funza, o Filma Afro é um laboratório voltado a projetos de documentário, longas-metragens de ficção e novas narrativas que tenham como tema central a representação da Afrodiáspora. O apoio do Projeto Paradiso é voltado para ficção.
Os projetos em estágio avançado de desenvolvimento contarão com a colaboração de um conjunto de professores e cineastas experientes, que irão orientar e aprimorar suas propostas em áreas como antropologia visual, roteiro, realização cinematográfica, produção e distribuição. As inscrições para o laboratório estão abertas até 2 de fevereiro.
Além disso, os participantes receberão masterclasses e orientações individualizadas com uma abordagem afrocentrada. Terão ainda a oportunidade de apresentar seus projetos em um pitch durante o FICCI – Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias, competindo por prêmios e incentivos.
A seleção do profissional que irá receber a Bolsa Paradiso é exclusivamente de responsabilidade da instituição parceira. A bolsa cobre a tarifa de participação no valor de US$1.666 e apoio para deslocamento aéreo e hospedagem, no valor total de R$10.000. O laboratório será realizado virtualmente durante o mês de março e presencialmente entre 17 e 21 de abril, durante o Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias, na Colômbia.
Confira mais informações e o regulamento da Bolsa Paradiso na íntegra neste link.
Bate-papo
O Projeto Paradiso vai realizar um bate-papo online sobre o laboratório no dia 16 de janeiro, terça-feira, às 11h, para tirar dúvidas dos candidatos brasileiros. Na ocasião, a diretora executiva do Projeto Paradiso, Josephine Bourgois, vai se reunir com Tatiana Canro, fundadora e diretora do Cine en las Aldeas. Na conversa, elas vão dar detalhes sobre as inscrições e a Bolsa Paradiso. Atenção: o encontro será conduzido em espanhol e a sala está sujeita a lotação.
Inscreva-se clicando aqui.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Em três anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas. São elas:
Brasil no Mundo: busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios em formato Last Money.
Incubadora Paradiso: apoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do país. O programa oferece apoio e mentorias customizados para a produção e internacionalização do projeto, além de bolsa para o roteirista.
Paradiso Multiplica: é uma iniciativa de democratização do conhecimento. Os profissionais beneficiados pelas Bolsas Paradiso têm a oportunidade de estudar ao redor do mundo e, por meio deste programa, compartilham o conhecimento adquirido com diversos públicos de todo o país.
Bolsas e Prêmios:as Bolsas Paradiso focam na capacitação de curta e média duração no exterior, para o aperfeiçoamento de profissionais já atuantes no mercado. Já os Prêmios são voltados à formação e à capacitação profissional, em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras.
Cursos e Seminários: ao lado de consagrados parceiros nacionais e internacionais, o Projeto Paradiso incentiva a geração e difusão de informações, de maneira a contribuir para a qualificação do debate sobre o mercado audiovisual.
Leia também: Bahia terá um Parque Tecnológico Aeroespacial