Conheça os enredos das escolas de samba de São Paulo

DSC_4225-scaled-1.jpg

O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval de São Paulo será realizado nos dias 9 e 10 de fevereiro e a ordem dos desfiles foi definida por sorteio, no mês de julho de 2023, pela Liga das Escolas de Samba. Algumas agremiações escolheram trabalhar a temática racial em seus enredos deste ano. Confira alguns deles.

A Vai-Vai é a maior campeã do carnaval paulistano, com 15 títulos – Foto: Divulgação/Vai-Vai

Acadêmicos do Tucuruvi

Após ficar com a décima primeira colocação no Carnaval passado, a Acadêmicos do Tucuruvi escolheu o enredo “Ifá” para 2024. A escola da zona norte paulistana promete contar a história dessa religião e filosofia que nasceu em Ilê Ifé, na Nigéria, e encontrou no Brasil a sua morada.

Independente Tricolor

A sétima colocada de 2023, Independente Tricolor, terá “Agojie, A Lâmina da liberdade!” como enredo. A agremiação da zona norte de São Paulo vai contar a história do exército de mulheres guerreiras que defenderam o reino de Daomé, na África.

O carnavalesco Amauri Santos promete fazer uma ponte entre as Agojies e as mulheres negras da atualidade, “que se identificam e se empoderam, lutando contra toda e qualquer dominação, externando seu ímpeto e empunhando sempre a lança da liberdade”.

Dragões da Real

Em busca do seu primeiro título, a Dragões da Real terá o enredo “África — Uma constelação de reis e rainhas”. Com assinatura do multicampeão Jorge Freitas, a escola da Vila Anastácio, na zona oeste de São Paulo, promete apresentar narrativas de grandes reis e rainhas do continente africano.

Vai-Vai

“Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”, é o enredo da maior campeã do carnaval paulistano, a Vai-Vai. Em busca do décimo sexto título, a escola da Bela Vista mostrará a rua como espaço de disputa e de arte na cidade de São Paulo e celebrar os 40 anos da cultura Hip Hop no Brasil.

O Vai-Vai volta ao Grupo Especial em 2024 após conquistar o Grupo de Acesso 1 em 2023. O desfile será assinado pelo carnavalesco Sidnei França e promete mostrar o povo da rua e as manifestações culturais periféricas paulistanas, levando no nome do enredo o título de uma música do grupo de rap Racionais MC, “Capítulo 4, versículo 3”.

Camisa Verde e Branco

Após 10 anos no Grupo de Acesso 1, volta ao Grupo Especial uma das escolas mais tradicionais de São Paulo: o Camisa Verde e Branco. Dona de nove títulos, a escola da Barra Funda prestará uma homenagem ao ex-jogador de futebol Adriano Imperador em 2024.

Com a assinatura do carnavalesco Renan Ribeiro, o Camisa terá como enredo “Adenla, o Imperador nas terras do Rei”, que parte do orixá Oxóssi e chega ao ex-jogador.

Acadêmicos do Tatuapé

Bicampeão do carnaval paulistano, a Acadêmicos do Tatuapé vai levar pro Anhembi o enredo “Mata de São João — Uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!”.

A escola da zona leste paulistana vai retratar a cidade de Mata de São João, na Bahia, mostrando a história, as manifestações culturais, a culinária e os costumes do município.

Leia também: “Quer dizer que tem responsabilidade”: explicam comunicadores baianos sobre fala de Davi, no BBB 24

Tom Maior

Com a assinatura do carnavalesco Flávio Campello, a Tom Maior desfilará em 2024 com o enredo “Aysú – uma história de amor”.

A vermelho e amarelo vai em busca do título inédito cantando uma releitura da clássica história do amor entre Orfeu e Eurídice em uma versão indígena.

O carnaval de São Paulo também contará com a presença de escolas tradicionais.

Mocidade Alegre

Na busca pelo décimo segundo caneco, a escola do bairro do Limão, na zona norte de São Paulo, escolheu o enredo “Brasiléia Desvairada”, assinado pelo carnavalesco Jorge Silveira.

Mancha Verde

A Mancha Verde, vice-campeã de 2023, aposta na agricultura para buscar o tricampeonato. Com o enredo “Do nosso solo para o mundo”.

Império de Casa Verde

Fafá de Belém é o enredo da tricampeã do carnaval paulistano, Império de Casa Verde.

Águia de Ouro

Oitava colocada de 2023, a Águia de Ouro vai contar a história do rádio no Brasil, celebrando os 100 anos da primeira transmissão feita no país, que aconteceu no dia 7 de setembro de 2022.

Gaviões da Fiel

Os Gaviões da Fiel usaram um trecho do seu samba mais conhecido (“Coisa boa é para sempre”, de 1995) e criaram o enredo “Vou Te Levar Pro Infinito”.

Barroca Zona Sul

Também em busca do título inédito, a Barroca Zona Sul, que ficou com a décima colocação em 2023, escolheu homenagear seus 50 anos de história.

As ordem de desfile

Sexta (09/02)

1-Camisa Verde e Branco

2-Barroca Zona Sul

3-Dragões da Real

4-Independente Tricolor

5-Acadêmicos do Tatuapé

6-Mancha Verde

7-Rosas de Ouro

Sábado (10/02)

1-Vai-Vai

2-Tom Maior

3-Mocidade Alegre

4-Gaviões da Fiel

5-Águia de Ouro

6-Império de Casa Verde

7-Acadêmicos do Tucuruvi

A ordem do Desfile das Campeãs só será conhecida após a apuração, que acontecerá no dia 13 de fevereiro.

Mateus Junior

Mateus Junior

Estudante de jornalismo da Universidade Estácio Petrópolis, apaixonado por esportes e Cinema, Comento sobre as partidas de futebol e basquete.

Deixe uma resposta

scroll to top