Professora Helena Theodoro recebe Medalha Tiradentes no Rio de Janeiro

mg_9292_0.webp

A historiadora Helena Theodoro receberá a Medalha Tiradentes nesta terça-feira (16), que é considerada a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Professora e com formação acadêmica em diversas áreas, Helena é figura marcante na preservação da cultura negra do Brasil.

Graduada em Pedagogia, mestra em Educação, doutora em Filosofia e pós-doutora em História Comparada, Helena é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e referência no debate público sobre Religiões Tradicionais Africanas, Afro-brasileiras, Racismo e Intolerâncias Religiosas.

A professora Helena Theodoro – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

O recebimento da medalha faz parte da Agenda Abril Verde, Lei de que destina este mês a ações de prevenção e combate ao racismo religioso em todo estado do Rio de Janeiro. A medalha foi oferecida pela deputada estadual Renata Souza (Psol-RJ), a parlamentar postou em sua rede social sobre a homenagem prestada.

“Nossa griot Helena Theodoro, com seus saberes e sua trajetória, merece ser reverenciada. Por sua grande importância…Autora de diversos livros e artigos, é uma referência importante e necessária para a história do nosso estado e do país. É com muito orgulho que a homenageio em seus 80 anos de vida”, disse Renata.

Helena Theodoro foi homenageada em seminário realizado pelo Centro de Articulações de Populações Marginalizadas (Ceap) e pela Rede de Professores Antirracistas em evento na UFRJ e a professora discursou no evento.

“Eu sei exatamente o que é ser uma mulher negra dentro da universidade. Nós conseguimos alguns louros, mas ainda temos muitos obstáculos porque esse país se caracteriza por ser machista, por ser autoritário e absolutamente racista. E isso não é fácil para quem está lá no finzinho da fila, porque a comunidade negra é muito discriminada, mas as mulheres em geral também são. E as mulheres negras, além de ser mulheres, são negras”, disse ela a época no evento.

Leia mais notícias aqui: Todos os bilionários com menos de 30 anos listados no ranking da Forbes são herdeiros

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top