Pretinhas Leitoras realizam roda de brincadeiras em Petrópolis (RJ) neste sábado (20)

Pretinhas-Leitoras_FOTO02.jpg

As gêmeas Helena Ferreira e Duda Ferreira, as Pretinhas Leitoras vão realizar, no próximo sábado (20), a partir das 11h, uma roda de brincadeiras, no Sesc Quitandinha, em Petrópolis (RJ). A roda parte da ideia de diálogos afro-indígenas sobre brincadeiras, coletividade e democracia.

A leitura de “Kakopi, Kakopi! – Brincando e jogando com crianças de 20 países africanos” (2019, Melhoramentos), de Rogério Andrade Barbosa, com ilustrações de Marilia Pirillo, dá início à série de atividades que abrangem o resgate de brincadeiras através de narrativas dos mais velhos presentes.

As gêmeas vão realizar a roda neste final de semana – Foto: Divulgação

É um trabalho coletivo em papel, lápis de cor, giz de cera, para a confecção de petecas, e o compartilhamento de memórias sobre as infâncias plurais: brinquedos físicos, textos e demais produções dos colaboradores.

Helena Ferreira e Duda Ferreira destacam que a proposta das atividades é a de “facilitar a compreensão sobre infâncias, ao apresentar a importância do brincar através do acesso à cidade: suas histórias, memórias, culturas e pluralidade”.

As Pretinhas Leitoras convidam toda comunidade a participar da construção e reconstrução das memórias infantis “como forma de convocar o encantamento que desenha o impossível, e a partir da imaginação transforma os sonhos em realidade”. “Brincar é um direito constitucional e, como tal, precisa ser garantido!”, lembram.

Sobre as Pretinhas Leitoras

Helena Ferreira e Duda Ferreira, as Pretinhas Leitoras, incentivam a educação através da leitura. Em 2015, quanto tinham nove anos, as irmãs nascidas no Morro da Providência, no Centro do Rio de Janeiro, tiveram a ideia de compartilhar dicas para estar em casa com segurança, já que o entorno da sua comunidade sofria por causa da violência urbana.

Leia também: Alunos de CIEP na Lapa recebem projeto de educação ambiental, cultural e sustentabilidade

Inicialmente, elas criaram o projeto com o nome de Rodas de Leitura, para que mais crianças tivessem uma distração em casa. E a leitura possibilitou esse objetivo. O projeto Pretinhas Leitoras foi oficializado em 2018. Filhas de professora, as irmãs são caprichosas com os estudos e já escolheram a carreira que pretendem trilhar. Helena quer ser juíza e Eduarda sonha em ser veterinária.

Deixe uma resposta

scroll to top