Alunos de CIEP na Lapa recebem projeto de educação ambiental, cultural e sustentabilidade

IMG-20230512-WA0056-edited.jpg

”Brincando de plantar”, o projeto de educação ambiental voltado para crianças de 7 a 11 anos, acontece pela primeira vez no CIEP José Pedro Varela, na próxima quarta-feira (17), a partir das 9h. Entre uns dos principais objetivos da ação estão: conscientizar os pequenos sobre a importância do desenvolvimento sustentável, estimular a prática do plantio em escolas públicas, além de incentivar os alunos a trazerem para suas rotinas o cuidado diário com o meio ambiente. 

A atividade conta com o patrocínio da Secretaria Municipal Especial de Integração Metropolitana, através do Edital IntegraRio, e destaca a importância de apresentar na prática as consequências que ações do homem têm em relação ao impacto no meio ambiente. Além do plantio de mudas e palestras educativas, os alunos também contarão com apresentações de música e teatro voltadas para a temática ambiental.

Espetáculo ‘Batalha da Natureza’ – Foto: Divulgação

“A Batalha da Natureza” é um espetáculo pedagógico ambiental que, de maneira lúdica, aborda questões sobre o comportamento da população a respeito dos próprios resíduos sólidos que são descartados de maneira errada, viram lixo e acabam indo parar na natureza.

A peça interativa foi vista por mais de 40 mil pessoas e apresentada em mais de 80 escolas municipais. Representando as espécies da flora a personagem Bromélia é interpretada pela atriz Lara Luisanna, representando a fauna marinha a personagem Tartaruga é interpretada pela atriz Júlia Teixeira e representando a fauna terrestre o personagem Atobá é interpretado pelo ator Thiago Murro.

Carol Haber, uma das idealizadoras do ”Brincando de plantar”, ressalta que este ciclo é apenas uma sementinha pronta para germinar. “Nosso objetivo é conseguir percorrer outras escolas e alcançar ainda mais crianças. Acredito que misturar educação e cultura seja uma maneira divertida de chamar atenção dos pequeninos para um assunto tão importante e necessário como a preservação da natureza“, conclui a diretora do projeto que, também é atriz e, reúne passagens pelo grupo Nós do Morro.

Leia também: Governo aumenta em mais de 1 milhão vagas em escolas de tempo integral

A iniciativa é uma colab entre a Haber e a Ribeiro Produções. Alan Ribeiro é responsável pela produtora que leva seu sobrenome e, também, produtor executivo do projeto. Alan atuou na novela “Segundo Sol”, da TV Globo (2018) e gravou a Trilha Sonora da novela “Gênesis”, da TV Record (2018). Para além dos dois, 70% da equipe é formada por pessoas negras.

Deixe uma resposta

scroll to top