Preta Portê lança série documental sobre masculinidades negras

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Lançado nacionalmente nesta sexta-feira (18), “Motriz – Roda de Afeto” é uma produção da Preta Portê Filmes, vencedora do Pitching do 11º Doc Futura.  O filme de estreia do diretor Washington Deoli, montador da série Afronta! – disponível na Netflix – é um documentário sensível e intimista sobre as masculinidades negras.

A série documental foi lançada nesta sexta-feira – Foto: Julio Cesar Almeida

Partindo justamente da falta de espaço reservado para o diálogo e a manutenção da saúde mental da população mais vulnerável à violências no nosso país, a produção propõe um bate papo que se aprofunda em questões complexas.

O resultado são relatos sinceros e o encontro entre pares que se deparam com o eco em suas experiências, tendo como intuito expandir os diálogos saudáveis entre homens negros para além das telas.

Leia também: “Uma das mais injustiçadas da história”, afirma Mano Brown sobre Dilma Rousseff em entrevista

Motriz- Roda de Afeto” documenta o encontro entre 8 homens negros num bate papo íntimo que se expande para apresentar 8 histórias diferentes, mas que se encontram em vivências similares. Partindo de um ponto em comum – a falta de diálogo entre homens pretos para cuidarem de suas questões sentimentais – os personagens mergulham em suas experiências nos revelando sonhos, inseguranças, memórias e questionamentos sobre “o papel do homem negro na sociedade”.

As sessões filmadas são guiadas pelo psicólogo Everton Mendes, um dos personagens do documentário, e um misto de roda de conversa com atividades que descortinam as almas dos entrevistados de profissões diversas: um professor, um publicitário, um poeta, entre outros.  Temas como paternidade, ancestralidade e a humanização de corpos pretos em toda a sua pluralidade são abordados com transparência e principalmente com muito afeto.

Os episódios serão reprisados no sábado (19), às 16h e domingo (21), às 20h. Depois disso, a série ficará disponível, de forma definitiva, no Globoplay.

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.