Um prédio de quatro andares desabou na Vila Vale, no bairro do Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (16). O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20:40h e confirmou que não houve vítimas fatais.
A Defesa Civil também atua no local e técnicos constataram que será necessário demolir o restante do edifício. Comerciantes e algumas residências no entorno ficaram sem energia elétrica. Na hora do desabamento poucas pessoas estavam nos andares e, como o prédio tombou lentamente, houve tempo suficiente para os moradores deixarem o local.
No último desabamento no bairro, no dia 3 de junho de 2021, um prédio de quatro andares desabou na região do Areal. Houve duas vítimas, Natan de Souza Gomes de 30 anos e sua filha Maitê de 2 anos, ambos morreram soterrados.
Quatro pessoas ficaram feridas, entre eles, Kiara Abreu, mulher de Natan e mãe da criança, Kiara chegou a ficar 6 horas sob os escombros até ser socorrida.
veja também: Famílias desabrigadas de São Sebastião são encaminhadas para hotéis
Segundo a Prefeitura do Rio, a construção era irregular e a Polícia Civil abriu um inquérito na época. As investigações ficaram a cargo da 32ª DP (Taquara).
A comunidade do Rio das Pedras surgiu no final da década dos anos 1960 e foi formada principalmente por pessoas vindas do nordeste, em busca de oportunidades de emprego. Com a expansão da Barra da Tijuca, ela desde então, cresceu desordenadamente. Falta infraestrutura e as residências foram erguidas irregularmente, sem qualquer planejamento urbano. O Censo do IBGE de 2010, indica que a comunidade tinha 63 mil moradores.