Festa Literária das Periferias começa hoje e celebra Modernismo Negro

APOIE O NOTÍCIA PRETA

A décima primeira edição da Flup (Festa Literária das Periferias) começa nesta sexta-feira (11) e promete agitar a programação do Museu de Arte do Rio, (MAR) e o Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) no Centro do Rio de Janeiro. No ano em que se lembra o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Flup celebra o Modernismo Negro homenageando nomes como Pixinguinha, Lima Barreto e Josephine Baker e acontece até o dia 18 de Fevereiro.

Crédito: Reprodução Redes Sociais- Flup 2022

A Flup 2022 questiona a narrativa que estabelece o modernismo como um fenômeno centralizado em figuras eminentes da intelectualidade paulistana. Sabemos hoje, porém, que o protagonismo “dos paulistas” é oriundo de um apagamento da diversidade cultural do Brasil, refletindo desigualdades históricas, como a marginalização da cultura negra.

Leia também: Flup 10 anos: a palavra falada é celebrada no evento

Entre os destaques da programação estão shows dos cantores Teresa Cristina, Amaro Freitas e Majur, além de exposições sobre Pixinguinha, no MAR, e outra sobre Lima Barreto, no MUHCAB. Também estão previstas mesas de debates como “Fluxos Transatlânticos”, com o escritor congolês Alain Mabanckou.

Como tradição, a feira fará a abertura oficial do evento com uma revoada de balões biodegradáveis às 12h, na Praça Mauá, que levarão colados a letra de “Carinhoso” do Pixinguinha. Já a programação infantil vai contar uma homenagem à Sonia Rosa, primeira escritora de livros para crianças negras, além do bailinho da Elis Mc e do Samba das Rosalinas com o Espaço Curumim.

SERVIÇO

Festa Literária das Periferias 2022

Data: 11 a 18 de fevereiro

Locais: MAR, Muhcab 

Horário: 16h às 23h

Entrada gratuita

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.