População em situação de rua é vacinada contra Covid-19 no DF e São Paulo com dose única

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Desde a última segunda-feira (28) a população em situação de rua do Distrito Federal, estimada em 2,2 mil pessoas, começou a ser vacinada com doses da farmacêutica Janssen. Ao todo, serão 950 doses do imunizante, que necessita de uma única aplicação.

DF e SP já estão vacinando moradores em situação de rua – Foto: Reprodução

Por conta de experiências anteriores, em que essas pessoas não retornavam para tomar a segunda dose do imunizante ou perdiam seus  cartões, esta foi a estrategia escolhida. A população de rua não abrigada terá prioridade por apresentar mais riscos a Covid-19 e a outros agravos.

Leia também: Homens negros são 70% das pessoas em situação de rua em São Paulo, diz estudo

Já a prefeitura de São Paulo, reservou 14 mil doses da vacina da mesma farmacêutica para imunizar a população com mais de 18 anos que vive na cidade. Segundo dados de 2019, a cidade tem 24.344 pessoas em situação de rua. Quem já estava em centros de acolhida começou a ser vacinado em fevereiro, a meta agora é imunizar quem não está cadastrado na na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e que não recebeu a vacina.

Outros estados como Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Paraná também adotaram o mesmo plano estratégico para vacinação da população em situação de rua e destinam todas ou parte de suas doses para eles. Segundo a Diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Mônica Levi, “usar uma vacina de uma dose para pessoas como os moradores de rua, que você pode ter dificuldades de encontrar ou de ter uma procura espontânea pela vacina, é uma estratégia lógica”.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.