Com o objetivo de capacitar candidatas e candidatos negros de baixa renda que se submeterão ao concurso da magistratura trabalhista no território nacional, a Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra), está com matrículas abertas para o curso preparatório gratuito. As vagas são exclusivas para pessoas negras.
As matrículas podem ser feitas até 19 de janeiro e tem como público-alvo exclusivamente candidatas e candidatos negros, de baixa renda, preferencialmente do gênero feminino, como medida afirmativa para a inclusão de mais magistradas deste perfil do corpo discente.
Cada disciplina terá até 20 (vinte) vagas, número que pode ser aumentado ou diminuído, conforme deliberação do Conselho Pedagógico.
Leia também: Número de pessoas negras no judiciário quase dobra depois das cotas, revela pesquisa do CNJ
De acordo com os organizadores outro objetivo é “atuar na formação dos (as) candidatos(as) negros(as) quanto à conscientização sobre a importância e a necessidade de somar esforços, principalmente de maneira volutária, na busca pela superação das desigualdades decorrentes do racismo”.
As inscrições podem ser realizadas por associados e não associados através da página da Escola Nacional Associativa dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Enamatra), Clique AQUI. As aulas estão previstas para serem realizadas entre 01 de fevereiro de 2023 e 31 de janeiro de 2024.