Pesquisa revela que crianças brasileiras usam inteligência artificial como companhia emocional

image-43.png

Um estudo recente mostrou que a inteligência artificial tem assumido um papel inesperado na vida de crianças e adolescentes: o de companhia emocional. O relatório “The AI Generation: How kids and teens are using AI tools” (A Geração IA: Como crianças e adolescentes estão usando ferramentas de IA), da empresa de cibersegurança Norton, que ouviu pais e responsáveis em diversos países. No Brasil, 39% dos entrevistados disseram que seus filhos já recorreram a ferramentas de IA, como o ChatGPT, para desabafar ou buscar companhia.

A pesquisa, que ouviu responsáveis em diferentes países, revelou ainda que 67% das crianças e adolescentes utilizam frequentemente ferramentas como o ChatGPT. Entre os pais, 64% acreditam que a IA traz benefícios, principalmente para o aprendizado e a criatividade. Por outro lado, um terço dos entrevistados manifestou preocupação quanto ao impacto emocional e ao uso excessivo dessas tecnologias.

Crianças e adolescentes brasileiras são pelo menos 39% usuários do IA como recurso para aconselhamento. / Foto: Freepik

Além disso, 88% dos pais afirmaram impor limites ao tempo de tela dos filhos, mas 58% admitiram que as crianças conseguem burlar essas restrições. Os métodos incluem desde o uso de outros dispositivos até alterações nas configurações dos aplicativos.

O levantamento também apontou comportamentos digitais de risco: 39% das crianças usam aparelhos após o horário de dormir; 17% acessam sites bloqueados; e 14% consomem conteúdos impróprios. Casos de bullying virtual também foram relatados por 14% dos pais, com plataformas como Instagram, jogos online e Facebook entre os ambientes mais citados.

Leia mais: Em meio a cerco militar, desnutrição faz 63 vítimas no Sudão em sete dias

Deixe uma resposta

scroll to top