Cineclube Mocambo busca apresentar obras de cineastas negros para o público

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Cineclube Mocambo, grupo de discussões e exibições de filmes, terá sua primeira sessão online em 23/09. Ao todo, serão cinco exibições entre setembro e dezembro. A iniciativa tem o intuito de apresentar debates e obras dirigidas por pessoas negras brasileiras, das Américas, Europa e do continente Africano. As discussões serão com base terão como tema a vida e a morte e vão acontecer no canal do YouTube do Cineclube Mocambo. 

A primeira edição é com o tema “ser negro no mundo”, pois os filmes escolhidos para as apresentações gratuitas encaminham para esta experiência. As exibições iniciais são das obras “T”, um documentário da cineasta Keisha Rae Witherspoon, e o curta-metragem colombiano “Lumbalú; Agonía” do diretor Jorge Perez.

Os criadores do Cineclube Mocambo são Jacson Dias, produtor de cinema e sócio-fundador da Ponta De Anzol Filmes e Gabriel Araújo, curador mineiro e crítico de cinema, junto com a curadoria da pesquisadora e professora Tatiana Carvalho Costa. Para Jacson, a criação do projeto é veio da necessidade de aumentar o alcance desses filmes e suas reflexões, “o cineclube Mocambo tem uma razão e sentido de existir: fazer circular os filmes produzidos por pessoas negras e os debates suscitados por eles” e continua informando uma das bases do clube, “a irmandade para as os curadores e fazedores de cinema negros é uma parte importante do cineclube”, afirma o produtor.

Leia também: Festival Timbre terá shows de Elza Soares, Flávio Renegado e mais

Segundo Gabriel Araújo, as produções pretas latino-americanas são escassas no Brasil e as escolhas dos filmes das sessões foram feitas a partir de uma linha curatorial, e levando em conta a atual situação do mundo, “a escolha dos filmes da primeira sessão e das próximas não é vã, ela foi feita com base na conversa, no visionamento de filmes, e com base na experiência e opinião dos curadores”, conclui Gabriel.

Segue programação das sessões online e gratuitas do Cineclube Mocambo:

1ª sessão de 23 a 26/09

2ª sessão de 28 a 31/10

3ª sessão de 11 a 14/11

4ª e a 5º sessão serão definidas em breve

O Cineclube Mocambo é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital BH nas Telas [Fundo 2020] e tem o apoio da produtora Ponta de Anzol, do Projeto Pretança do Centro Universitário Una e do Ficine (Fórum Itinerante de Cinema Negro).

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.