Notícia Preta recebe homenagem de Direitos Humanos na Assembléia Legislativa do Rio

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Mari Reis, Leo Bispo, Lidia Azevedo, Cíntia Cruz, colaboradores. Thais Bernardes (de vermelho) diretora e Igor Rocha (de azul) coordenador

O portal de jornalismo antirracista Notícia Preta foi homenageado nesta terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, com o prêmio ‘Carolina Maria de Jesus’, oferecido pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj). A homenagem, que leva o nome de uma das primeiras e maiores autoras negras do Brasil, contemplou instituições que atuam em prol da promoção e da defesa dos Direitos Humanos.

Com 32 colaboradores, em 12 estados do Brasil, o portal Notícia Preta é um site de jornalismo colaborativo, que tem por objetivo reportar notícias através de uma perspectiva antirracista da informação.

Para a fundadora e diretora do Portal, a jornalista Thais Bernardes, receber esta homenagem significa reconhecimento, mas também serve para lembrar das constantes violações de Direitos Humanos sofridas pelo povo preto. “Através do jornalismo antirracista lutamos contra o preconceito, o racismo e as desigualdades sociais. Somos jornalistas negras mas também somos defensores dos Direitos Humanos, pois são os nossos irmãos os mais afetados pelos altos índices de violência, são maioria nos presídios e entre as vítimas de homicídios, têm menos acesso e à saúde e à educação. Ser jornalista negro é lutar diariamente para, não apenas expor nossas mazelas, mas encontrar meios de debate-las para assim mudar nosso cenário atual”, conta Thais.

Comunicadores homenageados

Quem representou o Notícia Preta no prêmio oferecido pela deputada estadual Renata Souza, presidente da Comissão de Direitos Humanos, foi o editor e coordenador do portal, o jornalista Igor Rocha: “Essa homenagem não é só para o Notícia Preta, é para os 75% de negros assassinados no Brasil. É uma homenagem coletiva, para os 32 colaboradores do Notícia Preta que se doam todos os dias. Eu sou apenas o nome que recebeu a honraria. Agradecemos a deputada Renata Souza pela indicação e lembrança do trabalho realizado pelo Notícia Preta”, agradeceu o jornalista.

O portal Notícia Preta é um site 100% voluntario que em 1 ano de existência já publicou mais de mil matérias e conta com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais. Para manter o portal no ar foi lançada uma vakinha. Para colaborar, basta clicar nesse link:
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/apoie-o-noticia-preta

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.