O cantor João Gomes subiu no palco e abrilhantou a primeira noite do São João da Thay no último dia 6, em São Luis do Maranhão. Em entrevista exclusiva para o Notícia Preta, o artista pernambucano citou grandes nomes da música nordestina e comentou sobre a relevância da região para a cena musical do país.
“Eu acho que o Nordeste tem um papel fundamental na musicalidade brasileira. Isso pode contar mais de 100 anos já. De Luiz Gonzaga, de João Gilberto, Djavan, todos esses ídolos, cada um com seu estilo, apresentou um novo mundo pra o ouvinte brasileiro e até para o mundo inteiro. Então, eu acho que a gente carrega um pouco do tempero da música brasileira.” afirmou o cantor de 22 anos.

O cantor, natural de Serrita no sertão de Pernambuco, se tornou nacionalmente conhecido em 2019, após compartilhar suas músicas nas redes sociais. Dono do hit viral “Meu Pedaço de Pecado”, João Gomes rapidamente conquistou o Brasil e em 2021, foi um dos artistas mais tocado no país.
Destaque inédito para a música nordestina
Em 2023, aos 21 anos de idade, João Gomes alcançou um grande marco na carreira ao se tornar o primeiro artista de piseiro indicado ao Grammy Latino com o álbum “Raíz”. O gênero, que nasceu em festa populares nas periferias do Nordeste brasileiro na década de 2010, é uma reiveinção contemporânea da música sertaneja e se diferencia pela mistura do tradicional forró com elementos do funk e da música eletrônica. Em 2024, com o álbum “De Norte a Sul”, João Gomes teve seu trabalho mais uma vez nomeado na premiação internacional na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.
Com histórico de parcerias variadas – de Gilberto Gil a Marisa Montes, BK e Pablo Vittar – ao Notícia Preta João Gomes destacou a pluralidade de suas referências, dentro e fora do Nordeste. “É muito importante que a gente tenha orgulho de ser de onde é, de entregar e de se inspirar em artistas de perto e também observar a cultura do Sul, a cultura do Norte, com muito orgulho também, porque querendo ou não, o Brasil é uma coisa só. Todo mundo aqui defende a mesma bandeira, todo mundo aqui é o mesmo Brasil e a gente tem o nosso jeitinho de apresentar nossas canções.”
Inspiração para outros do gênero
Além da estreia do piseiro no Grammy Latino, João Gomes foi o responsável por inaugurar o gênero no maior festival de música do Brasil, o Rock in Rio. O intérprete de “Coração de Vaqueiro” se apresentou no evento em 2022 e levou a cultura nordestina para um dos palcos mais conhecidos do planeta.
Questionado sobre a crescente quantidade de artistas do nordeste na cenário da música brasileira, João Gomes destacou a importância dos artistas precursores.
“Eu acredito muito na vontade herdada, né? A gente herda uma vontade que vem das pessoas que vieram antes. […] Quando eu estive com Xandy [Avião] a primeira vez eu vi ali, uma pessoa onde eu queria chegar no nível […] a mesma coisa o Alceu [Valença]. Então todos esses ídolos me deixaram essa vontade, esse desejo de cantar, e de fazer festas e de fazer apresentações. Se a gente puder deixar de herança para os novos cantores, os novos ídolos que irão aparecer, essa vontade no coração deles de sempre inspirar as pessoas, aí a missão já vai estar mais do que completada.” declarou, entre sorrisos, o artista.
Com seis álbuns de estúdio e mais de 8 milhões de ouvintes no Spotify, João Gomes já é um dos principais expoentes e mensageiros da música nordestina na atualidade.
Leia também: Mais de 30 mil pessoas marcam presença no 1º dia do São João da Thay, no Maranhão