Parques das Ruínas é renomeado para Parque Glória Maria no Rio

Image-6-2.jpeg

Jornalista Glória Maria /Foto: Agência Brasil/ Divulgação

O Parque das Ruínas, espaço cultural de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, agora terá um novo nome: Parque Glória Maria. A homenagem a jornalista e apresentadora foi confirmada a partir de um decreto, publicado no Diário Oficial do Município, que entrou em vigor nesta quinta-feira (20).

No documento o prefeito Eduardo Paes diz considerar a carreira e a representatividade da jornalista e o legado de Glória Maria, que é “considerada um dos maiores símbolos do jornalismo brasileiro” e que a ação reconhece também “sua significativa contribuição para a inspiração de mais uma geração de mulheres negras”.

A escolha do Parque das Ruínas para a homenagem destaca-se por ser um famoso ponto turístico para o Município. Em 2021, Glória gravou no local, que agora leva o seu nome. O Parque, tem a ideia de tornar a fachada como era originalmente, com reposição de tijolos, recomposição da estrutura elétrica, além da instalação de um elevador, que ficará escondido para não alterar a original de antes.

Glória Maria faleceu no dia 2 de fevereiro deste ano, após uma luta contra o câncer. A jornalista foi internada no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul da cidade do Rio.

Sobre Glória Maria

A jornalista foi a primeira primeira repórter a entrar ao vivo no “Jornal Nacional”, e protagonizou momentos históricos na TV, além de ter viajado para mais de 100 países a trabalho.  

Sua estreia como repórter aconteceu na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio, em uma época em que os repórteres ainda não apareciam em vídeo. Ela passou pelo Bom Dia Rio, RJTV, Jornal Hoje, Fantástico e Globo Repórter.

A jornalista teve momentos marcantes, como a icônica entrevista com Michael Jackson, quando o artista gravava o clipe de “They Don’t Care About Us” no Morro Dona Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.

Também cobriu a guerra das Malvinas (1982), a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista (1996), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998).

Leia também: “Acredito que minha carreira começa antes de mim”, diz Helena Bertho

Deixe uma resposta

scroll to top