Morre uma das maiores referências do movimento Black Soul de BH

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Morreu uma das maiores referências do movimento Black Soul de Belo Horizonte. José Antonio Tito, conhecido como Mestre Tito, morreu aos 63 anos. Estava internado em uma unidade de pronto atendimento do barreiro desde quarta feira quando teve um AVC – (acidente vascular cerebral).

De acordo com os médicos informações essa disponibilizada pelo G1, o mestre Tito precisava ser transferido para um hospital, de acordo com a prefeitura, com o agravamento do quadro clínico, impossibilitou a transferência e chegando a falecer no dia 22 de abril.

Mestre Tito era dançarino de capoeira e fundador do movimento Black Soul, era morador da vila Santa Rita, Vale do Jatobá barreiro. A trajetória de sua carreira começou através do seu pai que aos 65 anos apresentou a dança, mas foi a partir de 1983, que teve inicio a popularização do movimento Black, foi quando montou o grupo Brother Soul que completou 40 anos, e passou a desempenhar as músicas de James Brown, quando teve oportunidade de dançar em vários lugares da cidade.


Para Tito o som é como uma alma, uma coisa eterna ao conhecer o soul e praticar arte. Teve varias participações como na gravação do primeiro DVD da carreira da cantora Fernanda Abreu que aconteceu no Rio de Janeiro. Teve também a gravação com a Regina Casé que ocorreu no aniversário da Central de Periferia que foi na Cidade de Deus. E houve também participações em filmes.

Em memória Tito deixa uma frase explicando que: “Ser um mestre pra mim é aquele homem que educa que ajuda o nosso país, aquele que tenha coragem de chegar e dizer a um menino que está na vida louca e tirá-lo para o bem comum, então ser mestre pra mim é ajudar ensinar. A importância é manter viva a história do povo negro povo sofrido de todos os países e pra mim isso é muito importante”.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.