103 menores desacompanhados são encontrados em estrada no México

imigrantes-mexicanos.png

Os menores integravam grupo de 343 latino-americanos que estavam em caminhão abandonado

Por France Press

Autoridades mexicanas encontraram 103 menores desacompanhados de pais ou responsáveis, em um grupo de 343 pessoas, em um caminhão abandonado no leste do México, informou o governo na última segunda-feira (6).

Tratam-se de 103 menores desacompanhados, a maioria procedente da Guatemala”, informou o Instituto Nacional de Migração do México (INM).

Também viajavam no caminhão 212 adultos originários de Guatemala, Honduras, El Salvador e Equador, bem como mais 28 pessoas, “que formam vários núcleos familiares de Guatemala e El Salvador”, detalhou a autoridade migratória.

O veículo, localizado na noite de domingo (5) em uma estrada do estado de Veracruz, estava sem o motorista, mas agentes do INM e a promotoria local detectaram a presença de pessoas no trailer.

“Os migrantes usavam pulseiras coloridas como meio de identificação”, destaca o comunicado. Esses acessórios costumam ser usados por traficantes que transportam estrangeiros até a fronteira do México com os Estados Unidos.

A caçamba do caminhão contava com um piso duplo de estruturas metálicas e ventiladores ancorados na parte inferior, além de aberturas de ventilação no teto, informou o INM.

Leia também: Naufrágio na costa da Itália causa a morte de 58 imigrantes

Os menores que viajavam sozinhos e as famílias ficaram sob a tutela de autoridades de assistência social em Veracruz, enquanto os adultos definirão sua situação legal perante a autoridade migratória.

Deixe uma resposta

scroll to top