Ministério Público e Prefeitura de SP assinam termo de colaboração de combate ao Racismo

IMG_0634.jpg

O Ministério Público e a Prefeitura de São Paulo assinaram na última terça-feira (19), um termo de colaboração técnica para fortalecer as ações de combate ao racismo, intolerância e outras formas de discriminação. Além disso, a Secretária Municipal de Direitos Humanos (SMDHC) ficará responsável pelo acompanhamento e pela fiscalização do comprimento da determinação.

O acordo foi assinado na sede do MP, no centro da capital paulista, numa cerimônia realizada pela Secretaria Especial de Comunicação (SECOM). A Secretária Executiva de Igualdade Racial, Elisa Lucas Rodrigues, ressaltou a importância de fortalecer o compromisso com a sociedade.

Hoje é um momento especial para todos nós, mas especialmente para a comunidade negra. Assinar este termo de cooperação com o MP é uma medida afirmativa, uma ação essencialmente antirracista que colabora e vai colaborar e muito com os nossos trabalhos”, disse ela, na solenidade.

A resolução propõe quatros maneiras de implementação: o compartilhamento de informações pela Secretária ao MPSP de denúncias para às medidas de providências; a colaboração da  SMDHP na formulação de propostas; a organização de fluxos de encaminhamentos de termos de acordos homologados judicialmente feitos com autores de crimes de ódio; e a implementação de medidas efetivas para construir uma proposta de criação de um fundo público para apoiar políticas que visam à igualdade e o combate à discriminação.

O Ministério  Público e a Prefeitura de São Paulo  assinaram termo de colaboração de combate ao racismo e outras formas de discriminação /Foto: Divulgação/MPSP

De acordo com a proposta do plano, a cooperação técnica também inclui o compromisso de disponibilizar medidas “alternativas” à prisão, como a reparação de danos, prestação de serviços à comunidade e o pagamento de valores para ações antidiscriminação.

Segundo a Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Soninha Francine, a determinação pode trazer transformações educativas de combate às violências.

Essa parceria vai ao encontro das formações de institucionalização das políticas, com a elaboração e revisão de leis, decretos, portarias e orientações para dar solidez e continuidade para as ações de transformação social, com resultados cada vez mais efetivos no campo dos direitos fundamentais”, disse ela durante a cerimônia.

Leia também:Ministério da Igualdade Racial lança relatório com as realizações do primeiro ano de trabalho

Aline Rocha

Aline Rocha

Aline Rocha é Graduada em Licenciatura em Linguagens e Códigos- Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-Graduada em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. É integrante do grupo de pesquisas: GEPEFop LAPESB- Laboratório de pesquisa Pierre Bourdieu: Análise sobre a prática pedagógica.Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na qual ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 6º ano e 9º ano, tanto na modalidade regular como na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Entre 2018 a 2020. Atuou como bolsista Capes no Programa Residência Pedagógica, em que ministrou aulas de Língua Portuguesa nas turmas do 9º ano, 1º ano e 3º ano do Ensino Médio, entre 2020 a 2022. Atuou como monitora voluntária na disciplina de Linguística Textual, na turma 2018, do curso de Linguagens e Códigos-Língua portuguesa, na Universidade Federal do Maranhão. Atualmente é Professora da Educação Básica e pesquisadora Antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top