“Milícias Digitais’: STF autoriza uso de provas do inquérito contra o presidente

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta terça-feira (8), o compartilhamento de provas do inquérito sobre o vazamento de dados sigilosos realizados pelo presidente Jair Bolsonaro, chamado de milícias digitais.

Bolsonaro vazou dados sigilosos do inquérito das milícias digitais – Foto: reprodução

O caso se refere à investigação sobre a atuação de uma milícia digital contra a democracia e as instituições. “Verifico a pertinência do requerimento da autoridade policial, notadamente em razão da identidade de agentes investigados nestes autos e da semelhança do modus operandi das condutas aqui analisadas com as apuradas nos Inquéritos 4.874/DF e 4.888/DF, ambos de minha relatoria”, escreveu o magistrado na decisão.

Leia também: Bolsonaro aciona ministérios contra protesto por Moïse em igreja curitibana: “marginais”

Moraes atendeu a um pedido da Polícia Federal (PF), afirmando que podem haver semelhanças entre o modelo de atuação dos grupos investigados em cada inquérito. No primeiro inquérito, a PF já concluiu que Bolsonaro cometeu crime ao vazar dados sigilosos de um inquérito da corporação sobre um ataque ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entretanto, o órgão esclareceu que esse ataque não gerou riscos à segurança do processo eleitoral.

Na ocasião, Jair Bolsonaro publicou a íntegra do relatório preliminar na internet, além de distorcer os dados da investigação durante uma Live. Entre os alvos da ação estão filhos e também aliados do chefe do Executivo.

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

1 Comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.