“NUANG – Caminhos da liberdade”, peça aborda racismo e ancestralidade estreia no Rio

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Os desafios de uma menina africana que reconhece os seus valores apesar do racismo e dos obstáculos enfrentados pelo seu povo é o tema central do espetáculo infanto-juvenil “NUANG – Caminhos da liberdade”, que acontece nos dias 12, 13, 19 e 20 de fevereiro no Teatro Ruth de Souza, no Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro.

A peça foi apresentada em Angola e estreia no Brasil no final de semana Foto: Divulgação/Obalufônica

Elaborado através do livro original de Janine Rodrigues, a atriz e diretora Tatiana Henrique acredita que o espetáculo reforça a importância do fortalecimento sobre ancestralidade. “Viver esse espetáculo significa dizer para as crianças de hoje, nossos ancestrais de amanhã, tudo aquilo que eu queria ter reconhecido quando criança, mas ninguém tinha como me contar, porque os nossos mais velhos tinham sido ensinados a esquecer também”, ressalta a diretora.

Leia também: Xamã é o cantor mais ouvido do Brasil no Spotify

A peça foi criada a partir da estética africana e afro-brasileira das máscaras, musicalidade e narrativas, entrelaçando a vida de Nuang, que cresceu compreendendo a responsabilidade com o seu povo, carregando consigo os valores de sua comunidade, mesmo em meio às violências. A peça aborda ainda a importância do combate à intolerância religiosa. “Nuang resolve as questões do cotidiano da vida com a força da sua espiritualidade. Precisamos naturalizar essa presença entre nós, porque a relação com a natureza, a convivência entre o visível e o invisível faz parte das nossas heranças africanas”, salienta Tatiana.

Além de provocar discussões em torno de temas que ainda permeiam a sociedade de forma agressiva, como a discriminação racial, NUANG – caminhos da liberdade fortalece a urgência da aceitação e do amor a si mesmo. De forma lúdica, porém, cirúrgica, o espetáculo enfatiza a necessidade do olhar cuidadoso que o negro deve ter sobre si, seu povo e sua história.

Após temporada em Angola, o espetáculo “NUANG – Caminhos da liberdade” estreia neste sábado, 12, às 11h. Depois, novas apresentações acontecem nos dias 13, 19 e 20, também às 11h. Já em março, a peça poderá ser vista nos dias 5, 6, 12 e 13, sempre às 11h. Para mais informações sobre a peça, acesse o perfil do Instagram da Obalufônica

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.