Falha na sinalização fecha o metrô no Distrito Federal nesta terça (28)

O-Metro-DF-e-seu-publico-1024x683-1.jpg

Todas as estações da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) amanheceram fechadas nesta terça-feira (28) devido a um problema de sinalização. Por esse motivo, o trânsito ficou pesado, além de ônibus lotados no acesso ao Plano Piloto.

De acordo com a Companhia, a causa foi o rompimento dos cabos de fibra óptica. “Houve ainda furto de cabos de energia. Neste momento, as equipes de manutenção estão trabalhando nos locais” , disse a empresa em nota no início desta manhã.

Todas as estações amanheceram fechadas – Foto:  Reprodução/Companhia de Metropolitano do Distritos Federal

O metrô também informou que já está tentando restabelecer o funcionamento do sistema “para que os trens voltem a circular o mais breve possível”.

A companhia explicou que o sistema é responsável por enviar informações de cada trem que passa pela via. “O sistema impede a aproximação deles e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha”, detalha a empresa.

Por conta disso, usuários não conseguem em seus compromissos como trabalho e estudos. Devido a situação gerada nos metrôs, a Companhia comunicou um reforço nas linhas de ônibus. 

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informou disponibilizar mais linhas com destino ao Plano Piloto, principalmente nas linhas Águas Claras, Ceilândia e Samambaia e Taguatinga.

Leia também: ‘Mais de 100 mil correm risco’: fome mata cada vez mais crianças no Sudão

“Os técnicos da secretaria estão monitorando o sistema e orientando as concessionárias no sentido de que ofereçam mais viagens nas linhas e nos horários mais demandados”, completou a Semob.

Mesmo com grande fluxo de carros, o  Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) não liberou as faixas exclusivas no início da manhã, mas elas serão liberadas após o horário de pico.

As vias com faixas exclusivas liberadas são: Estrada Parque Taguatinga (EPTG/DF-085); Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB/DF-075); Setor Policial; W3 Sul e Norte.

Marina Lopes

Marina Lopes

Marina Lopes é jornalista e escritora juiz-forana, apaixonada pela palavra e por contar histórias através dela.

Deixe uma resposta

scroll to top