“Vini Jr. não está sozinho”: governo brasileiro diz que vai cobrar Uefa sobre caso racismo contra jogador

csm_vini_jr_brasil_a0151e5ae5.jpg

O governo brasileiro se manifestou sobre o caso de racismo sofrido pelo jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid, por parte dos torcedores do Atlético de Madrid, esta semana. Na quinta-feira (14), em nota, o Ministério de Relações Exteriores (MRE) afirmou que vai cobrar providências da UEFA, organizadora da Liga dos Campeões, e também reitera a preocupação com as autoridades espanholas.

Em nota à imprensa, o Ministério elogia o atleta e chama atenção para os ataques contínuos contra o brasileiro. “Vinicius Júnior é um atleta exemplar, e não está sozinho na sua corajosa luta contra o racismo. O governo brasileiro reiterará às autoridades governamentais e esportivas espanholas sua preocupação com os repetidos ataques racistas ao atleta”, diz um trecho da nota.

O caso aconteceu na última quarta-feira (13) /Foto: CBF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou sua rede social para repudiar os atos de racismo.

“É inacreditável que na segunda década do século 21 ainda exista um comportamento desse tipo. Toda a nossa solidariedade ao Vini Jr. Ele merece todo respeito e admiração pelo seu talento e competência, não essas manifestações de barbárie racista”, declara Lula.

Em vídeo que circula nas redes sociais, torcedores do Atlético chamam Vini de “chimpanzé”, nos arredores do estádio Civitas Metropolitano. Através da sua conta no X (antigo Twitter) o jogador publicou um vídeo da torcida fazendo cânticos racistas, e cobrando punição para os envolvidos.

Nesta sexta-feira (15), o Real Madrid também se manifestou. Em nota, o time solicitou que o Ministério Público acione as força de segurança para que verifiquem as gravações de vídeo nos dois locais, para que os autores sejam identificados e punidos.

“O Real Madrid CF apresentou queixa à Procuradoria-Geral do Estado contra crimes de ódio e discriminação, pelos insultos racistas e odiosos dirigidos ao nosso jogador Vinicius Junior nas proximidades do Estádio Olímpico de Montjuic e do Estádio Metropolitano de Madrid diante do jogos entre FC Barcelona x Nápoles e Atlético de Madrid x Inter de Milão, pela Liga dos Campeões”, diz em uma parte do trecho.

Leia também: “Espero que vocês já tenham pensado na punição deles”, diz Vini Jr após sofrer mais um caso de racismo

Deixe uma resposta

scroll to top