Mano a Mano desta semana recebe Djamila Ribeiro

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O episódio desta quinta-feira (25) do Podcast Mano a Mano, apresentado pelo rapper Mano Brown, recebe a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, uma das vozes negras mais influentes do país. No encontro, eles falam sobre a importância da busca pelo conhecimento e da quebra da “hierarquia dos saberes”, como se refere Djamila. 

Mano Brown Recebe Djamila Ribeiro – Foto: Jef Delgado/Spotify

A convidada fala sobre seu papel como mulher negra e filósofa dentro da academia (Academia Brasileira de Letras). “Eu parto desse lugar crítico da filosofia, de romper com esse ideal do filósofo homem branco europeu. É pensar a partir de filósofas e filósofos de outros lugares, de outras geografias da razão, mas, sobretudo, para questionar esse lugar de poder”, afirma Djamila.

A conversa ressalta a desconfiança relacionada à intelectualidade da população negra. “Você pode estar falando uma coisa brilhante e não vão aceitar porque é de praxe te colocar em dúvida. E se você vencer, o próximo passo é colocar em dúvida a sua honestidade”, comenta Mano. 

Leia também: Mano Brown e Djonga fazem encontro de gerações do rap em Mano a Mano

Para Djamila, a branquitide tenta, a todo momento, descredibilizar as vozes negras. “É sempre essa tentativa de assassinar reputações de pessoas negras no Brasil. O que fizeram com Simonal neste país? O que fizeram com tantas pessoas negras que eles apagaram da história? Ao passo que com pessoas brancas, eles reabilitam reputação o tempo todo”, completa Djamila.

“Pode ser pela corrente de ouro, pelo carro bonitão lavadão no sábado, o cabelo cortado na régua tem que ter… Mas tem que procurar informação também”, conclui Mano Brown.

O Podcast Original Spotify Mano a Mano vai ao ar nesta quinta-feira (25) e pode ser acessado aqui

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.