“Valorizem os escritores negros enquanto estão vivos”, dispara Mel Duarte durante o NeggataPod

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Foi lançado nesta terça-feira (30), às 19h30, o segundo episódio do videocast NeggataPod, apresentado pela cientista social e criadora de conteúdo, Neggata. Nesta edição, a apresentadora convida a escritora e poeta, Mel Duarte e tem como tema o esquecimento dos autores e autoras negras na produção literária brasileira.

Mel Duarte e Neggata durante a gravação do videocast – Foto: Leandro Godoi

Além de trazerem reflexões sobre artistas negros, oralidade, formas de expressão, empoderamento da mulher negra, no bate-papo, Mel e Neggata discutem a falta da valorização de escritores e poetas negros. E a poeta chega a questionar o fato de muitos ainda serem valorizados apenas após a morte, e é categórica ao dizer: “Valorizem os escritores negros enquanto estão vivos”, enfatiza.

Leia também: Mano a Mano desta semana recebe Djamila Ribeiro

Pouco antes da pandemia, Neggata recitou, em vídeo, o poema “And Still I Rise” de Maya Angelou, uma escritora e poetisa estadunidense. Para Neggata, o poema é uma ode à resiliência e a fez buscar saber mais sobre o que escritoras negras estão escrevendo pelo mundo afora, e não somente no Brasil ou nos Estados Unidos. “Eu decidi escrever, começar a me apegar a esses poemas, e procurar saber sobre o que essas escritoras negras estão falando por aí afora. E no caso de ‘And Still I Rise, por exemplo, é um poema que me trouxe o entendimento de que o momento que a Maya escreveu esse poema, foi um momento em que eu não sei nem se saberia sobreviver e lidar com certas situações. É um poema que eu olho e que eu me identifico. E hoje eu me apego a ele como um mantra, como se uma pessoa mais velha que já passou por aqui deixou um legado e sobreviveu a todas as adversidades”, relata Neggata.

O videocast está disponível no canal do YouTube da Neggata e pode ser assistido a qualquer momento.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.