Juventude Negra de BH abre inscrições para formação de lideranças

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Estão abertas as inscrições para o projeto Jovem Líder Futuro. Uma realização promovida pela Movimentação Juventude Negra Política em parceria com a Fundação Tide Setubal e que tem objetivo de transferir conhecimentos políticos, cívicos e tecnológicos e formar lideranças entre 16 e 29 anos. 

Facilitadores e alunos da Formação do ano de 2019 – Foto: Mayara Laila

Este ano, os temas abordados serão Comunicação e Política, Liderança e Autoconhecimento e Política na Prática. Para o coordenador do projeto Jovem Líder, João Saraiva, o Brasil precisa de uma transformação social que inclua e seja liderada pela juventude negra. “Belo Horizonte é uma das capitais mais importantes no sentido cultural, econômico e político. A criação de novos futuros só é possível, entretanto, ao se somar a educação com a ação concreta por parte dessas pessoas, que vão criando seus projetos, impactando outras vidas, multiplicando conhecimento, e, sem dúvida nenhuma, acreditando que elas são lideranças”, destaca 

Devido a pandemia de covid-19 ainda em alta no país, a segunda edição acontecerá totalmente online, começando no dia 11 de agosto. Segundo a coordenação, a formação é dividida em três unidades, sendo a primeira focada em levar os jovens a refletirem sobre si mesmos no mundo com suas identidades. A segunda unidade contempla informações sobre história, política e debates que instiguem os participantes a se entenderem como pessoas que podem interferir na realidade em que vivem. Na última etapa os participantes desenvolvem um projeto coletivo para exercitar os conhecimentos e habilidades adquiridas ao longo do processo.

Leia também: Associação de estudantes lança programa para formação de lideranças negras no Brasil

Danilo Marques, criador do instagram Dos Olhos da Favela e um dos participantes da primeira edição do Jovem Líder do Futuro, comenta que “participar da imersão me fez olhar de forma mais real e urgente para questões que em algum momento eu sabia que deveria encarar de frente! Os conhecimentos adquiridos elevaram minha percepção estratégica do todo. Me permitiram organizar melhor os processos e causar muito mais impactos nas ações que organizei e também nas que participei, sendo mais efetivo e assertivo em todas elas”, comenta.

Imersão do ano de 2019 – Foto: Mayara Laila

Gleidistone Antonio da Silva, publicitário, criador de conteúdo e um dos facilitadores da imersão em 2019, ajudou a desenvolver algumas habilidades chaves. “Antes de iniciar a formação, teve todo um trabalho com os facilitadores para pensarmos as atividades, como elas seriam, como poderiam se complementar, para que no final pudessem sair com uma formação multidisciplinar, o que ajudou a desenvolver competências nos facilitadores. Além disso, a troca com as pessoas é muito grandiosa, tanto aquelas que participaram, como os próprios organizadores. Foi uma seleção muito especial. Não dava para sair nenhum dos dias sem se impactar de alguma forma com as vivências que cada um carregava”, ressalta.

As inscrições podem ser feitas, até dia 21 de julho, através do formulário e os nomes dos escolhidos serão divulgados no dia 06 de agosto nas redes sociais da Movimentação Juventude Negra Política.

Além da formação, o projeto também oferece uma ajuda de custo mensal de R$ 100. Para mais informações acesse o edital clicando aqui.

APOIO-SITE-PICPAY

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.