Instituto Marielle Franco lança plataforma que fortalece candidaturas negras nas eleições deste ano

APOIE O NOTÍCIA PRETA

O Instituto Marielle Franco lançou, na última segunda-feira (13), a PANE –Plataforma Antirracista nas Eleições. A iniciativa pretende movimentar as estruturas das eleições municipais de 2020, viabilizando e incentivando principalmente candidaturas de mulheres negras e pressionando os partidos para o compromisso com políticas públicas antirracistas.

Plataforma foi lançada na segunda-feira (Foto: divulgação)

O Instituto identifica as eleições municipais deste ano como as mais desafiadoras das últimas décadas, por sucederem a eleição e o assassinato da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes; por sucederem o levante global contra o genocídio da população negra; e por conta da pandemia do novo coronavírus, que tem escancarado ainda mais as desigualdades e o racismo.

“Temos em nossas mãos uma oportunidade histórica. Vamos passar pelas eleições mais desafiadoras e decisivas das últimas décadas. Na plataforma, nós vamos pressionar para que os partidos possam, de fato, garantir recursos para viabilizar candidaturas negras em todas as cidades”, explica Anielle Franco, diretora do Instituto Marielle Franco e irmã da vereadora.

A PANE levanta o debate racial no ambiente político e escancara as violências – as desigualdades raciais, de gênero e de classe – ao longo dos 520 anos de história do Brasil, afirmando que “com racismo não há democracia”.

APOIO-SITE-PICPAY

Samily Loures

Baiana em terras capixabas, é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo). Com atuação em publicidade social e pesquisa em Identidade Negra, acredita que a comunicação pode ser instrumento de mudanças sociais. Apesar de militante e sagitariana, consegue levar a vida com serenidade. E deboche.

2 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.