Inhotim inaugura Quarto Ato do Programa Abdias Nascimento e outras novas exposições em novembro

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Abdias Nascimento fala da tribuna da Câmara dos Deputados durante convenção nacional do PDT, 1982.

O Instituto Inhotim vai abrir novas exposição em novembro. No dia 11 de novembro, será inaugurado o último Ato do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, em curadoria conjunta com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) na Galeria Mata.

Na data, apresenta ainda a obra Giro (2023), da artista Luana Vitra, na Galeria Marcenaria. Outra atração inédita no Instituto é a encenação de versão adaptada da peça Sortilégio – Mistério Negro, de Abdias Nascimento, apresentada nos dias 11 e 12/11, no Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais.

Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista

Inhotim e Ipeafro iniciaram uma parceria inédita em 2020 e inauguraram em dezembro de 2021 a primeira exposição dentro do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra. O Quarto Ato traça um panorama da vida de Abdias Nascimento (1914-2011), tendo como eixo Xangô, orixá da justiça, presença forte no pensamento, no discurso e nas pinturas do artista.

Dividida em oito núcleos, a exposição percorre as múltiplas realizações do poeta, dramaturgo, ator, escritor, artista e político Abdias Nascimento. Sob a perspectiva da resistência e criatividade quilombista, ele inaugurou novas lógicas de produção, cultura e vida, para além de seu tempo.

O quarto ato, que se dedica ao Quilombismo, conceito que permeia a vida, a obra e a prática desse artista e intelectual, é o fechamento desse projeto que reverencia todo um legado. Ao longo desses três anos da presença de Abdias no Inhotim, observamos suas ideias extravasarem para outras mostras, para a estrutura da instituição. Esta exposição sinaliza o último ato do Programa, e apresenta a consolidação da produção de Abdias como marco da cultura brasileira e internacional“, explica Douglas de Freitas, Curador Coordenador do Inhotim.

Abdias Nascimento se pronuncia da tribuna da Câmara dos Deputados, na Convenção Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT), 1982. Foto: Elisa Larkin Nascimento/Acervo IPEAFRO

O ciclo de exposições Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra ressalta a perenidade da trajetória de Abdias, trilhada no ativismo e no combate ao racismo. “Nesta parceria, avançamos nas discussões sobre as questões relacionadas à presença do povo preto nos museus. Ainda que o trajeto seja longo e os desafios constantes, hoje podemos afirmar que Inhotim caminha em direção a construir um espaço mais amigável à pessoa negra, resultado das iniciativas a partir da presença do legado de Abdias Nascimento no museu”, afirma Julio Menezes Silva do Ipeafro, jornalista, pesquisador e co-curador da mostra.

Ao longo da parceria, tivemos o privilégio de caminhar rumo à materialização de sonhos. Ao idealizar o Museu de Arte Negra a partir de 1950, Abdias Nascimento e seus companheiros vislumbravam a transformação do conceito de museu. Em oposição à instituição excludente e inerte do etnocentrismo europeu, eles propunham valorizar a pessoa e a arte dos excluídos, e que estes tomassem as rédeas e definissem seus rumos, para interagir em pé de igualdade na construção de espaços vivos e dinâmicos. O Ipeafro tem o mesmo sonho ao levar adiante o legado de Abdias. A parceria com o Inhotim abriu espaços para novas dinâmicas em direção à justiça, princípio de Xangô que preside este Quarto Ato. Esperamos que esses espaços continuem a crescer no Inhotim, no mundo das artes e na sociedade como um todo”, relata Elisa Larkin Nascimento, diretora do Ipeafro e co-curadora da mostra.

Abdias Nascimento, Teogonia Afro-Brasileira n. 2: Iansã, Obatalá, Oxum, Oxóssi, Yemanjá, Ogum, Ossaim, Xangô, Exu. Acrílica sobre tela, 102 x 152 cm. Búfalo, EUA, 1972. Coleção Museu de Arte Negra/IPEAFRO/divulgação

A exposição tem o Patrocínio Master do Itaú e o Patrocínio Prata da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Pela Petrobras, o projeto foi contemplado na Chamada Petrobras Cultural Múltiplas Expressões 2022.

Obra de Luana Vitra marca nova vocação da Galeria Marcenaria

Giro (2023), de Luana Vitra, também será aberta no dia 11 de novembro, e está sendo comissionada especialmente para a Galeria Marcenaria. A obra da artista dá início a uma nova vocação para esta galeria, que passa a receber exposições temporárias no Inhotim, assim como as galerias Lago, Fonte, Mata e Praça.

Entre os elementos materiais de Giro, estão vasos de cerâmica feitos em parceria com Benedikt Wiertz do Ateliê Xakra, também localizado em Brumadinho, e Alex Santana (Cerâmica Santana). Outro diálogo com o entorno é que as pedras usadas no trabalho foram coletadas no próprio Inhotim. A obra apresenta peças em cobre, produzidas por Aitam Camilo (ArteTude). No trabalho, a artista questiona sobre a nossa relação com a paisagem, principalmente a de Minas Gerais.

A obra se relaciona com diversos aspectos da vida de Luana, artista plástica, dançarina e performer. A multiartista foi criada em Contagem (MG), cidade industrial que fez seu corpo experimentar o ferro e a fuligem, e gestada entre a marcenaria (pelo pai) e a palavra (pela mãe, professora).

A exposição tem o Patrocínio Prata da Construtora Barbosa Mello, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A artista Luana Vitra cria Giro (2023), especialmente para a Galeria Marcenaria/ Foto: Tinko Czetwertynski

Sortilégio – Mistério Negro 

Integrando o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra, uma adaptação da peça escrita pelo artista, Sortilégio – Mistério Negro será encenada no Inhotim, sob a direção de Adyr Assumpção. A peça foi originalmente apresentada pelo Teatro Experimental do Negro (TEN), outra iniciativa encabeçada por Abdias, e hoje é considerada um clássico do teatro negro brasileiro.

No enredo da adaptação, um grupo de artistas encenam o trágico destino de Emanuel, um ser em conflito com suas origens. Entre os destaques do roteiro, estão as forças femininas ganhando a importância de protagonistas na transformação do personagem.

A adaptação tem uma relação estreita com Brumadinho, território onde vive parte do elenco e o diretor Adyr Assumpção. Figura importante do teatro brasileiro, Adyr traz para a encenação um repertório que reúne sua experiência pessoal com Abdias Nascimento, o universo local e a releitura de questões raciais contemporâneas.

A peça será encenada no Teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx, no Inhotim, nos dias 11 e 12 de novembro. Para as pessoas visitantes do Inhotim, a entrada na peça é gratuita, e os ingressos devem ser retirados no dia dos eventos, no próprio Teatro (sujeito a lotação).

A apresentação de Sortilégio tem a Vale como Mantenedora Master e o Patrocínio Master da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 

Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra no Inhotim 

Relembre os outros três atos do projeto:
 

Primeiro Ato: Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra (dez/21) – retratou o diálogo entre a obra de Abdias, Tunga e o acervo do MAN.

Segundo Ato: Dramas para negros e prólogo para brancos (dez/22) – abarcou a trajetória do Teatro Experimental do Negro (TEN) e a concepção inicial da coleção do MAN de 1941 até 1968, ano em que Abdias foi exilado nos EUA e na Nigéria.

Terceiro Ato: Sortilégio (mar/23) – abordou o período de exílio do artista, entre 1968 e 1981, evidenciando a difusão da arte negra brasileira no exterior.

SERVIÇO

Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, na Galeria Mata
Data: a partir de 11 de novembro

Luana VitraGiro (2023), na Galeria Marcenaria
Data: a partir de 11 de novembro

Sortilégio – Mistério Negro, no Teatro do Centro de Educação e Cultura Burle Marx, no Inhotim
Datas/horários: 11 de novembro às 12h e às 14h. 12 de novembro às 12h.
Ingressos para a peça são gratuitos para quem tem ingresso para o Inhotim e devem ser retirados no Teatro, por ordem de chegada (capacidade: 200 lugares). Duração da peça: 35 minutos

Sobre o Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra: clique aqui

INSTITUTO INHOTIM  

Horários de visitação: de quarta-feira a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Entrada: R$ 50,00 inteira (meia-entrada válida para estudantes identificados, maiores de 60 anos e parceiros). Crianças de até cinco anos, moradores do Inhotim cadastrados no programa Nosso Inhotim e Amigos do Inhotim não pagam entrada.

Entrada gratuita: Quarta-gratuita Inhotim (todas as quartas-feiras são gratuitas) e Domingo Gratuito Inhotim + B3 (último domingo do mês)

Localização: O Inhotim está localizado no município de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (aproximadamente 1h15 de viagem). Acesso pelo km 500 da BR-381 – sentido BH/SP. Também é possível chegar ao Inhotim pela BR-040 (aproximadamente 1h30 de viagem). Acesso pela BR-040 – sentido BH/Rio, na altura da entrada para o Retiro do Chalé.

Opções de transporte regular 

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