Segundo a ONU, Índia tira 248 milhões da pobreza investindo em saúde, educação e políticas contra a fome

india.webp

O governo indiano anunciou que 248 milhões de habitantes foram retirados da “pobreza multidimensional” na última década. O Índice de Pobreza Multidimensional (MPI), se baseia em indicadores como educação, saúde, saneamento, fome entre outros. Os dados são do NITI Aayog, que é responsável pelo desenvolvimento econômico do país.

De acordo com relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), divulgado em 2021, registra que o governo indiano oferece grãos gratuitos para 57% da população, quase 800 milhões de pessoas, e os estados investem bilhões de Dólares em educação, saúde, eletricidade e outras áreas estratégicas.

People are seen at a fish market, amidst the spread of the coronavirus disease (COVID-19), in Mumbai
Indianos durante a pandemia – Foto: Reuters/NIHARIKA KULKARNI/Direitos Reservados

A Índia tem como objetivo reduzir pela metade o número de pessoas em situação de pobreza multidimensional até 2030, durante a divulgação do estudo, o CEO do NITI Aayog declarou que, “como resultado, é provável que a Índia atinja sua meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sobre a pobreza multidimensional bem antes” do prazo.

A projeção e os dados do governo tem insumos técnicos da Oxford Policy and Human Development Initiative (OPHI) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Alguns estados detém maior parte de pessoas que deixaram a pobreza multidimensional.

“O estado de Uttar Pradesh registrou o maior declínio no número de pessoas pobres, com 59,4 milhões de indianos escapando da pobreza multidimensional durante esses anos, seguido pelo estado de Bihar, com 37,7 milhões, pelo estado de Madhya Pradesh, com 23 milhões, e pelo estado de Rajasthan, com 18,7 milhões”, mostra trecho do relatório.

Além de políticas públicas e programas focalizantes para fome, saúde e educação, o documento destaca que o país usa combustível limpo para cozinhar, além da energia elétrica e campanhas de sustentabilidade que aumentam o bem estar social da população.

Leia mais notícias aqui: Projeto Brasileiro “Mulher de Ferro” do autor Jarsom Wayans, é selecionado para o Content Americas 2024, em Miami

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top