A plataforma de entregas iFood lança, nesta quarta-feira (14), a Central de Apoio Jurídico e Psicológico, em parceria com a associação global de advogadas negras Black Sisters in Law, que dará suporte aos entregadores que sofrerem discriminações durante o exercício da profissão.
“O iFood entende a necessidade de ser proativo na quebra de barreiras de acesso à justiça. Vencer essas barreiras é o mecanismo mais importante para uma reparação jurídica mínima às vítimas de discriminação”, afirma Johnny Borges, head de Impacto Social do iFood.
Ele ressalta ainda que é fundamental a assistência psicológica para superar os traumas causados pela discriminação. Ainda segundo Borges, esses casos podem gerar consequências extremamente prejudiciais para a saúde mental dos entregadores.
A iniciativa prevê que todos os casos reportados no aplicativo possam ser direcionados para uma advogada e uma psicóloga associadas às Black Sisters para o atendimento.
“A iniciativa é fundamental para combatermos ativamente cada vez mais as discriminações e para que os entregadores se sintam respaldados em casos de discriminação durante o seu período de trabalho”, afirma Borges.
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“É uma iniciativa forte para que se percebam cada vez mais valorizados e respeitados por todo o ecossistema que engloba a sociedade, os restaurantes, o iFood”, diz.
“E para que possam buscar reparação para um dano que tenham sofrido. É um grande passo do iFood para estar ainda mais junto no corre dos entregadores”, finaliza.
Em abril deste ano, a plataforma já havia anunciado que clientes que cometerem atos de racismo ou qualquer outro tipo de agressão contra os entregadores do Ifood terão suas contas suspensa ou canceladas. A empresa tomou esta decisão após a ex-atleta Sandra Mathis Correia de Sá agredir física e verbalmente os entregadores Max Ângelo dos Santos e Viviane Maria de Souza, no Rio de Janeiro.