Homem, negro e pobre: este é o padrão das vítimas da Covid-19, segundo dados do SUS

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Um levantamento mostra quem são as maiores vítimas do novo coronavírus no país

Protesto em frente à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, levou cruzes em homenagem aos 60 mil mortos pela Covid-19 – Foto: Sergio Lima 

Uma pesquisa, realizada pela consultoria Lagom Data, e publicada pela Revista Época, mostrou que, das 54.448 mortes analisadas de vítimas do novo coronavírus, a grande maioria delas são de pessoas negras, moradores de periferias e mais jovens que em outros países onde a pandemia inviabilizou o sistema de saúde, como Itália e Espanha. 

O sistema Sivep-Gripe permite analisar o que cada profissional de saúde escreveu na ficha de cada paciente infectado com o novo coronavírus. A inserção tem uma certa defasagem, uma vez que a última terça-feira (30), havia 54.448 mortes, já nos dados do Ministério da Saúde, passavam os 60 mil óbitos. 

O percentual de pretos e pardos no norte e nordeste é inferior ao de infectados – Foto: Sivep-Gripe

Localização das vítimas

As informações completas nas fichas dos pacientes dá uma precisão nos dados e, com isso, é possível identificar que 96% das vítimas que morreram em decorrência da Covid-19 viviam em zonas urbanas e quase 60% eram homens. Em cerca de 33% das fichas, a cor da pele era preenchida e mostra, mais uma vez, os impactos da desigualdade. Das vítimas que a cor foi identificada, 61% eram pretas ou pardas, enquanto para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), esse percentual chega a 54%. 

Dados conflitantes

Na região norte do país, 86% das vítimas de coronavirus eram pretas oi pardas, contrastando com o percentual do IBGE, que alega 76% desses fenótipos. Já no nordeste, eram 82%, sendo que, de acordo com o IBGE, a região possui 70% de pessoas negras.

Segundo um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, em Pernambuco, por exemplo, 77% dos infectados são pessoas negras. Porém, de acordo com o IBGE, o percentual de negros em todo o estado é de 69%.

APOIO-SITE-PICPAY

Igor Rocha

Igor Rocha é jornalista, nascido e criado no Cantinho do Céu, com ampla experiência em assessoria de comunicação e escritor nas horas vagas. Editor e coordenador regional do Notícia Preta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.