Grammy anuncia três novas categorias, incluindo melhor performance de música africana

Grammy.jpg

O Grammy Awards terá três novas categorias na sua 66ª edição. A Recording Academy, que organiza o evento, anunciou nesta terça (13), a inclusão das categorias de, melhor performance de música africana, melhor gravação de dança pop e melhor álbum de jazz alternativo.

No mês de maio, o Conselho de Curadores da academia votou e aprovou as mudanças. Ao todo, a 66ª edição do Grammy contará com 94 categorias e vai ao ar no início de 2024, em evento transmitido ao vivo.

Postagem da Recording Academy, empresa que administra o Grammy.

Na postagem realizada nas redes sociais, a empresa que gere o evento afirmou que o “objetivo na Recording Academy é reconhecer e homenagear o que há de melhor na música de todo mundo. Todos os anos nos esforçamos para representar e celebrar com precisão as várias culturas, influências e gêneros que moldam o nosso mundo e fornecem a trilha sonora de nossas vidas”.

E explicou a configuração da categoria melhor performance de música africana. “Esta categoria de faixas e singles reconhece gravações que utilizam expressões locais únicas de todo o continente africano. Destacando as tradições musicais melódicas, harmônicas e rítmicas regionais, a Categoria inclui, mas não se limita ao Afrobeat, Afro-fusion, Afro Pop, Afrobeats, Alte, Amapiano, Bongo Flava, Genge, Kizomba, Chimurenga, High Life, Fuji, Kwassa, Gêneros Ndombolo, Mapouka, Ghanaian Drill, Afro-House, Hip-Hop sul-africano e Ethio Jazz”.

A nova categoria reflete como a ascensão do genero Afrobeats e seus artistas se tornaram famosos. Os nigerianos Wizkid e Burna Boy e a cantora Tems, são expoentes da geração e estão no topo das plataformas digitais de música.

Leia mais sobre aqui: Jovem estrela do jazz e do TikTok, Samara Joy vence Anitta no Grammy e é atacada por fãs da brasileira

Januário Joaquim Mujinga, mais conhecido como O Príncipe Ouro Negro, tem feito bastante sucesso no Brasil. Além de Príncipe, ele também é conhecido como Rei do Kuduro, o cantor gravou o hit “Hoje é o meu aniversário”. O artista de Angola conquista a juventude brasileira com seu vocabulário próprio e sua simpatia. O cantor viralizou em vídeo com Matuê e tem amizade com Neymar e diversos outros famosos no Brasil.

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top