Policiais americanos agridem e prendem cadeirante negro em protesto em Los Angeles

APOIE O NOTÍCIA PRETA
Joshua Wilson

Esta semana o vídeo onde o manifestante Joshua Wilson, que é cadeirante, foi agredido pela polícia nos Estados Unidos viralizou na internet. Wilson teve sua cadeira de rodas quebrada por policiais durante um protesto antirracista em Los Angeles, na última terça-feira (14).

Nas imagens é possivel ver Joshua Wilson tentando se defender de pelo menos três policiais até ser jogado no chão junto com dua cadeira. Os policiais não param de agredir o cadeirante, que tenta a todo momento se defender, até que um dos agentes joga para longe a cadeira de Wilson e quebra uma das rodas. O vídeo mostra que os manifestantes estavam em menor número e que os policiais usaram força excessiva.

Após o manifestante ser algemado e preso, ativistas criaram uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro e conseguiram pagar a fiança para que Wilson possa responder em liberdade.

Segundo o Departamento de Polícia de Los Angeles, Wilson teria dado um soco no rosto de um policial e portava uma arma de fogo: “Em 14 de julho, aproximadamente 50 manifestantes tentaram interferir na prisão de três indivíduos. Durante o incidente, um homem em uma cadeira de rodas, Joshua Wilson, deu um soco no rosto de um policial. Wilson, um condenado pela Justiça, foi levado em custódia e uma arma carregada foi encontrada com ele”, disse a polícia de Los Angeles através de seu twitter oficial.

Ainda segundo a polícia de Los Angeles, o caso foi desencadeado por manifestantes que teriam sido agressivos com os policiais desde o início. Quatro policiais foram tratados por ferimentos leves.

Cailin O’Brien, um manifestante de 25 anos, disse ao jornal Los Angeles Times que a polícia, que estava em carros da SWAT, apareceu do nadae cercou o grupo de aproximadamente 15 manifestantes: “Nós estávamos desarmados. Estávamos segurando cartazes. E nos deparamos com o equipamento anti-motim, cassetetes e empurrões fortes ”de policiais, disse o homem.

APOIO-SITE-PICPAY

Thais Bernardes

Formada em jornalismo pelo Institut français de Presse-Université Panthéon-Assas, em Paris e pelo Institut Pratique de Journalisme (IPJ), também na França, Thais Bernardes é jornalista, fundadora e CEO do portal Notícia Preta e podcaster do Canal Futura. Antes de concluir seus estudos na Europa, Thais cursou Relações Públicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde ingressou através do sistema de cotas. Após atuar como produtora no canal de TV France 2, em Paris, foi repórter no Jornal Extra, na rádio BandNewsFM e coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Rio. Em novembro de 2018 a jornalista decidiu criar o portal Notícia Preta como forma de combater, através do jornalismo, o racismo e as desigualdades sociais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.