Gilberto Gil recebe título ‘doutor honoris causa’ por universidade de Portugal

397290338_18390508231060214_6199430040654431821_n-e1698811612389.jpg

O cantor e compositor Gilberto Gil, recebeu o título “doutor honoris causa”, nesta terça-feira (31). Considerado um dos principais nomes da música brasileira, o cantor de 81 anos recebeu a homenagem concedida pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, em uma cerimônia realizada na sede da instituição.

O título foi entregue a Gilberto, segundo a universidade, por reconhecer a “contribuição do artista para a cultura internacional e o legado que deixa ao longo de várias décadas”. Em seu discurso, o cantor agradeceu pela homenagem. “Recebo esta honraria como um gesto de amor, encharcado de afeto e carinho. Obrigado a todos por tudo isso que me dão de tão singelo, a mim, cantor do simples e do sutil, quiçá do belo, por vezes acossado e assustado pelo horrores de um mundo traiçoeiro, mundo esse que é forçoso também contar em meu canto“, afirmou o artista.

Assista a cerimônia e o discurso de Gilberto Gil aqui.

Durante a cerimônia, o reitor da Universidade João Saagua, falou em nome da instituição. “Para a Universidade NOVA de Lisboa é uma honra e um privilégio distinguir Gilberto Gil, símbolo da cultura lusófona e inspiração para várias gerações. Esta homenagem representa, também, o nosso compromisso com a excelência e a diversidade, valores que tão vividamente personifica“, disse ele.

O reitor também destacou a importância de Gilberto, para a cultura internacional. “Pela arte, Gilberto Gil representa pra nós os valores da energia criativa, da harmonia cósmica, da alegria sã e da compreensão profunda da humanidade. Pela cidadania ele representa pra nós os valores da liberdade, diversidade, igualdade e de democracia“.

O cantor, que em 2021 foi eleito para ocupar a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras, estava acompanhado de familiares de Gilberto Gil: a esposa Flora Gil, os filhos João Gil, Bem Gil e Maria Gil, além dos netos Bento Gil e Flor Gil.

Leia também: “Eu fui me preocupando mais com o letramento racial”, diz Preta Gil em entrevista

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top