Gilberto Gil recebe título ‘doutor honoris causa’ por universidade de Portugal

397290338_18390508231060214_6199430040654431821_n-e1698811612389.jpg

O cantor e compositor Gilberto Gil, recebeu o título “doutor honoris causa”, nesta terça-feira (31). Considerado um dos principais nomes da música brasileira, o cantor de 81 anos recebeu a homenagem concedida pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, em uma cerimônia realizada na sede da instituição.

O título foi entregue a Gilberto, segundo a universidade, por reconhecer a “contribuição do artista para a cultura internacional e o legado que deixa ao longo de várias décadas”. Em seu discurso, o cantor agradeceu pela homenagem. “Recebo esta honraria como um gesto de amor, encharcado de afeto e carinho. Obrigado a todos por tudo isso que me dão de tão singelo, a mim, cantor do simples e do sutil, quiçá do belo, por vezes acossado e assustado pelo horrores de um mundo traiçoeiro, mundo esse que é forçoso também contar em meu canto“, afirmou o artista.

Assista a cerimônia e o discurso de Gilberto Gil aqui.

Durante a cerimônia, o reitor da Universidade João Saagua, falou em nome da instituição. “Para a Universidade NOVA de Lisboa é uma honra e um privilégio distinguir Gilberto Gil, símbolo da cultura lusófona e inspiração para várias gerações. Esta homenagem representa, também, o nosso compromisso com a excelência e a diversidade, valores que tão vividamente personifica“, disse ele.

O reitor também destacou a importância de Gilberto, para a cultura internacional. “Pela arte, Gilberto Gil representa pra nós os valores da energia criativa, da harmonia cósmica, da alegria sã e da compreensão profunda da humanidade. Pela cidadania ele representa pra nós os valores da liberdade, diversidade, igualdade e de democracia“.

O cantor, que em 2021 foi eleito para ocupar a cadeira 20 da Academia Brasileira de Letras, estava acompanhado de familiares de Gilberto Gil: a esposa Flora Gil, os filhos João Gil, Bem Gil e Maria Gil, além dos netos Bento Gil e Flor Gil.

Leia também: “Eu fui me preocupando mais com o letramento racial”, diz Preta Gil em entrevista

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top