Gastronomia preta é destaque em camarote do carnaval carioca

20230109_CP_Minha-Mae-Cozinha-Melhor_073-scaled.jpg

Minha M‹e Cozinha Melhor Que A Sua - Grava‹o + posadas do apresentador Leandro Hassum e jurados Paola Carosella e Jo‹o Diamante + posadas das duplas participantes + Equipe de dire‹o LP Simonetti e AngŽlica Campos + cen‡rio para KV Na foto Jo‹o Diamante

João Diamante comandará o buffet do camarote Folia Tropical, nas noites de desfiles do grupo de acesso e especial, do Rio de Janeiro. Ele estreia seu trabalho com gastronomia na Sapucaí em parceria com o também chef Breno Cruz, criador do projeto Preto Gourmet.

Apaixonado pelo carnaval, o João já esteve na Sapucaí de diferentes formas. Este ano, pela primeira vez, ele assina o menu de um camarote para mais de 6 mil foliões. O chef fala sobre a expectativa com esse trabalho.

João Diamante comandará buffet nas noites de desfiles do grupo de acesso e especial. Foto: Globo/ Cadu Pilotto

“Estou muito feliz de estar na Sapucaí de outra maneira. Eu já estive na Sapucaí como pintor de chão. Já estive desfilando com escolas mirins de projetos sociais. Estive trabalhando como técnico em nutrição dietética. Já estive na Sapucaí desfilando em escola de samba e como convidado para assistir desfiles. Dessa evolução até hoje, vai ser a primeira vez que estou na Sapucaí assinando um cardápio de um dos melhores camarotes”, comemora.

João é criador do projeto social Diamantes na Cozinha, que utiliza a gastronomia como ferramenta de transformação social. O projeto capacita pessoas em situação de vulnerabilidade para trabalhar no ramo da culinária, seja em cozinha, salão ou bares.

Parceria com o Preto Gourmet

O chef, que também foi o embaixador do Prêmio Gastronomia Preta, comenta a parceria com Breno Cruz.
“A equipe está toda animada. Estou mais feliz ainda porque foi feita uma curadoria pelo Breno Cruz, da Preto Gourmet. Onde o Diamante na Cozinha ganhou o prêmio Gastronomia Social, no Prêmio Gastronomia Preta, e eu era embaixador. Ele fez essa curadoria e conseguiu levar [eu] o João Diamante para o camarote, mais o Diamante na Cozinha para compor toda equipe do camarote. Tanto na cozinha, quanto no bar e na hospitalidade”.

Chef Breno Cruz, criador do projeto Preto Gourmet. Foto: Divugação

Breno Cruz celebra a presença de pessoas negras nesse espaço. “O evidenciamento do povo preto no Folia Tropical é algo que me alegra como homem preto. É o único camarote na Sapucaí com uma curadoria em Inclusão Social. Estamos na vanguarda com essa visão inovadora do Michael Noah – CEO do Folia”, diz o chef.

Serão preparadas mais de 5 mil refeições, que incluem pratos da culinária brasileira. Toda comida que sobrar será doada para instituições sociais. 

Leia também: Prazer, Preto Gourmet: é angu e não polenta!

Deixe uma resposta

scroll to top