Gana impõe aumento recorde da taxa de juros para desacelerar a inflação

APOIE O NOTÍCIA PRETA

Via Reuters

O banco central de Gana anunciou sua maior elevação da taxa de juros na segunda-feira (21), à medida que busca desacelerar a inflação que ameaça se tornar uma crise de dívida, em uma das maiores economias da África Ocidental.

Pão assado da Bethel Brothers Bakery é visto em uma barraca de vendedores ambulantes em Accra, Gana, 8 de março de 2022. REUTERS/Francis Kokoroko

O Banco de Gana elevou sua principal taxa de empréstimo em 250 pontos-base para 17%, sinalizando uma postura agressiva contra o aumento do preço das mercadorias: da farinha ao açúcar, para o combustível, e contra uma moeda local depreciada que abalou a confiança dos investidores.

Leia também: África pode ser duramente atingida pela perda das exportações ucranianas de grãos, diz instituto

É o maior aumento da taxa de juros da história de Gana, de acordo com registros do governo, mais que o dobro do aumento de 100 pontos-base previsto por uma pesquisa da Reuters com 10 economistas na semana passada.

“A incerteza em torno do desenvolvimento de preços e seu impacto na atividade econômica está pesando a confiança dos negócios e dos consumidores“, disse o governador do banco, Ernest Addison, em uma coletiva de imprensa. “Os riscos para a inflação estão no lado positivo”, completou.

Gana foi vista por muito tempo como uma estrela em ascensão entre as economias de mercado emergentes da África, mas as receitas de petróleo e as interrupções da cadeia de suprimentos em meio à pandemia COVID-19 reduziram as expectativas.

A inflação ao consumidor atingiu 15,7% em fevereiro, a maior desde 2016. Os preços de alimentação, transporte e habitação tiveram os maiores picos.

Restaurantes e padarias reduziram os cardápios e demitiram funcionários. O sindicato nacional dos taxistas ameaçou atacar os custos de combustível em espiral.

A guerra na Ucrânia provavelmente vai piorar as coisas. Gana importa quase um quarto de seu trigo da Rússia e cerca de 60% de seu minério de ferro da Ucrânia, disse Addision, embora ele espere que a inflação retorne à sua faixa-alvo de 8% mais ou menos 2% até o final do ano.

Enquanto isso, o cedi de Gana enfraqueceu cerca de 20% em relação ao dólar este ano, tornando-se a segunda moeda mais fraca depois do rublo russo em uma lista de cerca de 20 unidades de mercados emergentes rastreadas pela Reuters.

Addison culpou isso, em parte, pelos recentes rebaixamentos das agências de classificação de crédito Moody’s e Fitch, que ele disse ter abalado a confiança dos investidores.

A dívida pública total de Gana é de US$ 50,8 bilhões (351,8 bilhões de cedi ganeses), segundo dados do Banco Central, cerca de 80% do produto interno bruto do país.

O Banco Central tem feito esforços para melhorar a situação. A alta da taxa de segunda-feira marca a primeira vez que aumentou a taxa máxima duas vezes em um ano desde 2015, depois de uma anterior em novembro.

Economistas alertaram que o déficit fiscal pode desencadear uma crise total da dívida se mais dinheiro não entrar.

O partido no poder de Gana diz que a solução está em um imposto de 1,75% sobre todos os pagamentos eletrônicos, conhecido localmente como “e-levy”, uma proposta tão detestada pela oposição que causou uma briga no parlamento no ano passado.

Outros sugeriram um programa de redução da dívida através do Fundo Monetário Internacional que as autoridades ganesas até agora resistiram.

APOIO-SITE-PICPAY

Wellington Andrade

Jornalista formado pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso) e pedagogo pela UERJ. Atualmente escreve para o Portal Notícia Preta e atua no segmento de assessoria de imprensa em parceria com a agência Angel Comunicação. Possui passagens por diferentes veículos como repórter, produtor e apurador, dentre eles TVs Record, SBT e Rede Vida de Televisão, além das rádios Bicuda FM, Nativa FM, Tupi AM e FM, Revista Ziriguidum Nota 10 e no portal especializado em Carnaval SRZD, do jornalista Sidney Rezende. Instagram: @reporterwellingtonandrade

2 Comments

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.